_
_
_
_
_

Homem se atira aos leões no zoo de Barcelona e está em estado crítico

Vítima entrou voluntariamente na área dos animais, que morderam e arranharam todo o seu corpo

Rebeca Carranco
Um leão ataca um homem que entrou na zona dos felinos do zoo de Barcelona.
Um leão ataca um homem que entrou na zona dos felinos do zoo de Barcelona.ramon serra martínez

Um homem vestindo farda militar, identificado como Justo José M. P., atirou-se na manhã deste domingo à jaula dos leões no Zoológico de Barcelona. Uma vez lá dentro, foi atacado pelos animais, que o atiraram ao fosso e o arrastaram até o túnel de serviço, segundo relato de diversas testemunhas. Funcionários do Zoológico, bombeiros e agentes da Guarda Urbana entraram no local e finalmente conseguiram resgatá-lo.

O homem foi levado em estado crítico para o hospital Vall d’Hebron. Segundo um porta-voz hospitalar, ele apresenta mordidas e escoriações generalizadas.

Justo José M. P., em novembro, quando tentou invadir a sede do Governo catalão.
Justo José M. P., em novembro, quando tentou invadir a sede do Governo catalão.carles ribas

A vítima, um espanhol de 45 anos, já havia sido detida em 23 de novembro ao tentar pendurar duas suásticas da fachada do edifício histórico La Pedrera, num protesto contra o aborto. Um dos cartazes dizia “aborto assassino”, e no outro se lia a seguinte frase: “40.000 crianças. Hitler novato”. Além disso, ele havia tentado queimar uma bandeira independentista da Catalunha em 11 de setembro, principal data cívica da região, e em 4 de novembro tentou invadir o Palau de la Generalitat, sede do governo regional. Segundo a agência Efe, o homem é um agente atualmente afastado do corpo policial da localidade catalã de Gelida.

O novo episódio, com consequências muito mais graves, ocorreu às 12h12 (hora local, 9h12 em Brasília). “O homem chegou e cruzou a área gramada e uma passarela por onde passam os funcionários”, relatou Xavier Vidal, que estava no local. O homem continuou, saltou uma rede lateral e “se colocou diante de uma leoa, que lhe deu uma patada e o atirou ao fosso”, segundo a testemunha. Os demais animais se atiraram em cima dele.

Funcionários do zoológico tentam afugentar os leões com água enquanto o homem permanece no chão.
Funcionários do zoológico tentam afugentar os leões com água enquanto o homem permanece no chão.MEDITERRÁNEO DIGITAL

Visitantes do zoológico reagiram atirando pedras e outros objetos aos animais, até que funcionários chegaram usando mangueiras para afugentar os leões com água. O homem portava uma mochila, que permanece dentro da jaula.

“Para cair aqui é preciso entrar. A pessoa quis entrar”, disse um porta-voz dos Bombeiros de Barcelona. A polícia estabeleceu um cordão de segurança de 50 metros para poder agir sem que os demais visitantes se aproximem. A situação provocou nervosismo também entre os animais, por isso alguns funcionários foram à área do incidente levando comida, numa tática para acalmá-los.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_