_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

O desafio de Dilma Rousseff

A presidenta tem de reativar a economia e recompor o consenso social no Brasil

Os eleitores brasileiros enviaram uma clara mensagem à presidenta reeleita Dilma Rousseff ao designá-la para um segundo e último mandato com uma estreita margem sobre seu adversário no segundo turno, o liberal Aécio Neves. A primeira mulher que ocupa a chefia de Estado no Brasil enfrenta dois desafios cruciais que seu antecessor e correligionário, o popularíssimo Luiz Inácio Lula da Silva, não teve diante de si. De sua gestão depende o bem-estar de milhões de brasileiros e a projeção do Brasil na América Latina.

Mais informações
Os desafios dos próximos quatro anos
Receituário de Dilma para retomar economia inclui medidas impopulares
Reeleita, petista prega a paz e diz estar aberta ao diálogo
Eleições 2014

Em primeiro lugar, o motor econômico do gigante latino-americano está parando, e é preciso reativá-lo. Um crescimento de 1,6% é claramente insuficiente para o Brasil, que ainda tem pela frente a inclusão de milhões de pessoas na classe média e a modernização do país. A escassa margem que separou Dilma de Aécio mostra a preocupação do eleitorado com o estancamento no processo de aumento do bem-estar que começou já faz duas décadas; precisamente quando a legenda que apresentava a candidatura de Aécio, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), estava no poder. É urgente que Dilma empreenda sem mais demora as reformas necessárias –política, trabalhista, tributária e educacional– e que a competitividade seja melhorada. Uma grande proporção de eleitores expressou sua rejeição ao projeto do PT de maior presença do Estado na vida econômica do país e a presidenta terá de levar isso em conta. O fato de a Bolsa de São Paulo ter aberto sua sessão desabando 6% traduz a opinião dos investidores sobre essa linha de ação.

O outro desafio é a divisão política. Os protestos contra a corrupção e o mau funcionamento dos serviços, e a rejeição aos gastos da Copa do Mundo demonstraram que a longuíssima lua de mel do PT com grande parte do eleitorado estava em sua fase final. Dilma também tem, além do mandato das reformas, de recompor o consenso social.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_