_
_
_
_

Campanha de segundo turno começa com ‘onda Aécio’

Em apenas um dia, candidato tucano recebeu o apoio de três partidos e dois presidenciáveis que deixaram a disputa Primeira pesquisa pós-primeiro turno aponta senador na frente de Dilma

Rodolfo Borges
Aécio anuncia apoios ao lado de Alckmin e Serra em Brasília.
Aécio anuncia apoios ao lado de Alckmin e Serra em Brasília.EVARISTO SA (AFP)

A propaganda de televisão do segundo turno começa nesta quinta-feira com a maré a favor do senador Aécio Neves (PSDB). Nesta quarta-feira, a candidatura do tucano recebeu o apoio de três partidos – PV, PSC e PSB, pelo qual se candidatou a ex-senadora Marina Silva – e de dois presidenciáveis que ficaram pelo caminho no primeiro turno. Além disso, pesquisa do instituto Paraná Pesquisas indica que Aécio lidera a disputa com a presidenta Dilma Rousseff pelo Palácio do Planalto. O surpreendente crescimento do tucano na reta final da campanha presidencial foi confirmado pelo levantamento encomendado pela revista Época, que indica que o senador teria 49% dos votos se a votação do próximo dia 26 ocorresse hoje. Já a presidenta Dilma Rousseff aparece com 41%. Outros 10% disseram não saber em quem votar ou não responderam à pesquisa. Considerando apenas os votos válidos, Aécio teria 54%, e Dilma, 46%.

Além de já contar com o apoio de Eduardo Jorge, do PV, e de Pastor Everaldo, do PSC, Aécio aguarda para esta quinta-feira a decisão da ex-senadora Marina Silva, que, apesar de seu partido, o  PSB, já ter se manifestado a favor de Aécio, ainda não definiu se apoiará algum candidato no primeiro turno. Dos presidenciáveis fora do páreo que já se manifestaram sobre a sequência da disputa, apenas Luciana Genro, do PSOL, recomendou à militância do partido que não vote em Aécio, mas a socialista também não aderiu à campanha de Dilma.

Mais informações
Luciana Genro, para seus 1,6 milhão de eleitores: não votem em Aécio
Abstenção é a mais alta desde 1998
Efeito do Ficha Limpa ainda é limitado, diz idealizador da lei

A segunda pesquisa acerca do segundo turno, que está sendo produzida pelo instituto Ibope, deve ser divulgada na noite desta quinta-feira, deixando mais claro o cenário em que as campanhas petista e tucana se encontram no início da nova empreitada. No último domingo, o resultado de muitos levantamentos feitos ao longo do primeiro turno, entre eles os da disputa presidencial, conflitaram com os números apurados pelas urnas, pondo em xeque a capacidade das pesquisas de indicar o resultado eleitoral. A pesquisa divulgada nesta quarta-feira, confirma, contudo, o movimento de ascensão da candidatura presidencial do PSDB.

Segundo o instituto Paraná Pesquisas, o senador tucano também aparece na frente na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apontados. Nesta categoria, 45% dos 2.080 eleitores entrevistados desde a última segunda-feira até esta quarta-feira votariam em Aécio, e 39% estariam com Dilma. As entrevistas foram feitas em 19 Estados e 152 municípios e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01065/2014. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos.

Pelo corte de escolaridade, o levantamento registra um empate técnico dos dois candidatos entre os eleitores apenas com ensino fundamental, com leve vantagem para a presidenta Dilma: 46% a 45%. Já entre os entrevistados com ensino superior completo, o senador tucano lidera com 55% das intenções de voto, contra 34% da candidata à reeleição. Entre as mulheres, Aécio também aparece na frente, com 50% da preferência, enquanto Dilma tem 40%. A diferença é menor quando são considerados apenas os homens: 47% para o tucano e 43% para a petista.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_