_
_
_
_

O viaduto que caiu em Belo Horizonte é removido

A demolição dos escombros será parcial, para não atrapalhar a investigação dos peritos sobre as causas do desabamento

Um carro preso na estrutura do viaduto.
Um carro preso na estrutura do viaduto.Victor R. Caivano (AP)

O viaduto Guararapes, que desabou e matou duas pessoas na última quinta feira em Belo Horizonte, está sendo removido parcialmente. A avenida onde estava sendo construída a passagem, a Pedro I, foi bloqueada para a retirada de apenas algumas partes da ponte -uma operação que deve ser concluída nesta terça-feira- para preservar o local e não influenciar a investigação das causas da queda. Em nota, a prefeitura afirmou que iria "preservar a área solicitada pela Polícia Civil para efeito de perícia posterior".

A demolição dos escombros, que começou esta manhã às 9h35, foi vetada durante o final de semana pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a pedido da Defesa Civil. Somente depois de interditar a área de interesse, os restos da ponte começaram a ser retirados. O desabamento atingiu um carro, dois caminhões e um micro-ônibus e provocou, além da morte de duas pessoas, ferimentos em 23 pessoas. Apenas uma delas continua internada no Hospital João XXIII e seu estado de saúde é estável, sem risco de morte, informou a prefeitura.

Mais informações
Um viaduto despenca em Belo Horizonte e deixa dois mortos
As imagens da queda do viaduto
OPINIÃO: Um desserviço urbanístico

Por email, a administração municipal da capital mineira informou que "a Defesa Civil se reuniu com moradores do entorno do viaduto e estabeleceu uma comissão para o acompanhamento dos trabalhos e está monitorando, permanentemente, a segurança das edificações da vizinhança". O que preocupava os vizinhos era a possibilidade de que a queda do viaduto afetasse as estruturas de suas casas, algo que a prefeitura garantiu que não aconteceria. Os moradores do entorno também não serão incomodados com o barulho à noite, já que a demolição deve ser concluída pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura amanhã durante o dia.

Para evitar o caos no trânsito, em função do jogo do Brasil contra a Alemanha, foi decretado feriado. A Avenida Pedro I é um dos principais acessos ao aeroporto internacional Tancredo Neves (Confins) e ao Estádio Mineirão, onde o Brasil disputará a vaga para a final da Copa do Mundo às 17h.

As obras de mobilidade em andamento em Belo Horizonte fazem parte do BRT (Bus Rapid Transit, um sistema de transporte rápido de ônibus), e o investimento total dessa primeira etapa de construções foi de 460 milhões de reais. O viaduto que desabou custou cerca de 14 milhões de reais e foi construído pela empresa Cowan, que também está sendo investigada. Entretanto, a construtora garantiu em nota que os procedimentos e os materiais usados na construção do viaduto superaram os testes obrigatórios e atenderam às normas vigentes.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_