_
_
_
_
_

Erdogan discute com um manifestante: “Vem aqui me vaiar”

Vídeos mostram o primeiro-ministro turco supostamente agredindo um cidadão

Imagens das suportas agressões do premiê.Foto: reuters_live

A visita na quarta-feira do primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, à localidade de Soma, onde na véspera a explosão em uma mina de carvão causou ao menos 300 mortes, deixou algumas imagens que mostram o caráter impetuoso do líder turco e de alguns colaboradores.

Na quinta-feira foram divulgadas fotografias nas quais se vê um assessor de Erdogan dando pontapés em um manifestante, e nesta sexta-feira saíram à luz vídeos nos quais supostamente o primeiro-ministro agride um cidadão.

Nas imagens difundidas pela imprensa turca, especialmente a opositora, se vê como Erdogan, cercado por uma multidão que aos gritos exige a sua demissão, encara alguns manifestantes e a um deles diz, aparentemente: "Vem aqui me vaiar", segundo a agência de notícias Reuters. Depois o seguiu até o interior de um supermercado, onde supostamente o esbofeteou em meio à confusão, segundo a agência Efe.

O cliente agredido descreveu o ocorrido a uma emissora local, à qual assegurou que ele não fazia parte dos manifestantes, senão que se encontrava na loja para realizar suas compras. "Acabei cara a cara com o primeiro-ministro. Enquanto os seus guarda-costas estavam empurrando as pessoas, ele se irritava com a multidão e não podia ser controlado; desafortunadamente acabou me dando uma bofetada", relatou o homem, identificado como Taner Kuruca.

Nos vídeos se vê como os guarda-costas do primeiro-ministro o atingem com mais força, após Erdogan soltá-lo. "Acho que o fez sem querer, por perder o controle. Só espero que se desculpe", concluiu Kuruca.

A imprensa turca indica que, depois do incidente, as equipes de segurança do primeiro-ministro trataram de apreender todas as gravações das câmeras de vídeo da região, mas várias acabaram nas primeiras páginas dos diários da Turquia.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_