_
_
_
_

Um incêndio gigantesco atinge a cidade chilena de Valparaíso

Quatro pessoas morreram, 5.000 foram retiradas de suas casas e 500 imóveis ficaram destruídos Bachelet decreta estado de exceção para que o Exército ajude a controlar a tragédia

Rocío Montes
O fogo em Valparaíso.
O fogo em Valparaíso.Reuters

Um incêndio atingiu a cidade portuária chilena de Valparaíso e causou quatro mortes, a destruição de 500 casas e obrigou a retirada de 5.000 pessoas de suas residências, segundo um balanço parcial. Os militares tomaram o controle da cidade, a 120 quilômetros de Santiago do Chile, após a presidenta, Michelle Bachelet, decretar o estado de exceção para que as Forças Armadas colaborem para apagar o fogo, que avança sem controle desde a tarde do sábado fortalecido pelos fortes ventos costeiros. “Vivi sempre na cidade e é a maior catástrofe que vi”, ressaltou ao canal 24 Horas o chefe regional, Rodrigo Bravo.

O fogo começou às 16h30 no Chile no caminho para La Pólvora, uma das estradas de acesso a Valparaíso, que em 2003 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As más condições climáticas e o forte vento levaram o incêndio florestal a se estender para as regiões habitadas da cidade. Doze horas depois do início, o fogo atingia 270 hectares e afetava as zonas povoadas dos morros La Cruz, El Vergel, San Roque, Las Cañas e Mariposas.

As vítimas mortais são três homens e uma mulher, segundo o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo. As autoridades estão vigiando permanentemente as condições meteorológicas, especialmente a força e a direção do vento, e aguardavam o início do dia para acionar as aeronaves que podem descarregar a água nas zonas de acesso mais difícil, informa a EFE. Uma dezena de albergues foram habilitados para acolher as pessoas que perderam suas casas, informou Jorge Castro, o prefeito de Valparaíso. O secretário de Estado disse que o chefe da Primeira Zona Naval, o contra-almirante Julio Leiva, será o encarregado de liderar os trabalhos para apagar o fogo.

A presidenta decretou zona de catástrofe a área afetada
A presidenta decretou zona de catástrofe a área afetadaF. G (AFP)

Valparaíso é uma das cidades com maior número de habitantes do Chile e está formada por cerca de 40 morros na orla do oceano Pacífico. As ruas são estreitas e íngremes, o que dificultou o acesso dos bombeiros. Além disso, grande parte das construções são antigas. A maior cidade portuária do país, onde também funciona o Congresso Nacional, se transformou nos últimos anos em um polo de atração turística. Milhares de estrangeiros visitam o local, que é patrimônio cultural da cidade, onde o poeta Pablo Neruda tinha uma de suas peculiares casas, La Sebastiana.

As imagens são desoladoras e provocaram comoção nas redes sociais como Twitter. As atividades noturnas foram suspensas em toda a cidade e três aviões e quatro helicópteros esperam a luz do dia e melhores condições meteorológicas para poder combater a emergência.

Esta é a segunda grande tragédia que Bachelet teve que enfrentar desde o último 11 de março, quando assumiu seu segundo período no Governo: em primeiro de abril, um terremoto de magnitude 8,2 devastou o norte do Chile. O tremor provocou seis mortes e causou graves danos na infraestrutura de cidades como Iquique e a destruição de localidades humildes, entre elas Alto Hospício.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_