_
_
_
_

Anne Hidalgo assume a prefeitura de Paris

A espanhola, primeira mulher a dirigir a capital, declara-se “francesa por opção”

Anne Hidalgo, após sua eleição como primeira prefeita de Paris.
Anne Hidalgo, após sua eleição como primeira prefeita de Paris.P. WOJAZER (REUTERS)

O Conselho de Paris elegeu neste sábado a socialista Anne Hidalgo, de 54 anos, como a primeira mulher a assumir a prefeitura da capital francesa, depois de vencer as eleições municipais há uma semana. “Tenho a imensa alegria de proclamar Anne Hidalgo prefeita de Paris”, anunciou o decano da assembleia local, o também socialista Pierre Aidenbaum, depois de anunciar sua eleição por 91 votos, de um total de 163 conselheiros presentes, e com 72 cédulas em branco ou nulas.

Entre aplausos e gritos de apoio, a espanhola, nascida em Cádiz (sul), recebeu a faixa com a bandeira tricolor e prometeu ser a mandatária de “todos os parisienses na diversidade de suas convicções”. “Obrigada por este momento, por estas palavras cheias de sentido e de afeto”, afirmou emocionada ao tomar a palavra.

Na sala, estavam os pais dela, espanhóis que emigraram à França quando ela tinha apenas dois anos. “Recebo esta imensa responsabilidade com orgulho, a assumirei com fidelidade cada um dos dias dos próximos seis anos”, prosseguiu, já com gesto sério. “Parisiense e francesa por opção, servirei Paris como humanista e republicana com paixão, com respeito, com honra, com dedicação”, acrescentou a nova prefeita, criada na periferia de Lyon e nacionalizada francesa.

Entre as suas prioridades, Hidalgo mencionou a construção de novas moradias populares e a luta contra a exclusão. “Paris será uma metrópole solidária, dinâmica e eficaz. Será a capital da igualdade”, anunciou Hidalgo, que foi durante os últimos 13 anos a número dois do prefeito, Bertrand Delanoë, com quem protagonizou a troca de poderes em privado antes de se despedir diante dos fotógrafos.

O Conselho validou a composição de sua nova equipe, menor que a anterior, com 21 conselheiros ao invés de 36, e mais nova, com uma média de idade de 44 anos, e não de 50 como a anterior. Seu número dois será Bruno Juillard, de 33 anos, responsável pela área de Cultura desde 2012 e que se ocupará também das relações com os distritos. A equipe de governo municipal inclui três comunistas e quatro verdes, formações com as quais se aliou durante a campanha.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_