O aeroporto madrilenho de Barajas passará a se chamar Adolfo Suárez
Ministério do Desenvolvimento assina uma ordem para renomear o principal terminal aeroportuário do país, atendendo a uma proposta feita pelo chefe de Governo, Mariano Rajoy
O Ministério do Desenvolvimento da Espanha, a pedido do presidente do Governo, Mariano Rajoy, aprovou uma ordem ministerial pela qual se modifica a denominação oficial do Aeroporto de Madri-Barajas, que passará a se chamar aeroporto Adolfo Suárez, Madri-Barajas em homenagem ao ex-presidente falecido neste domingo.
"O presidente Adolfo Suárez desempenhou um papel fundamental na história da Espanha. Sua envergadura moral e o seu sentido de Estado foram chaves no sucesso da Transição espanhola e da Democracia. Seu trabalho foi essencial para culminar uma das maiores conquistas obtidas pela Espanha como país: a Constituição de 1978", lembra a pasta na nota em que divulgou a mudança de nome.
"Por isso, e para honrar sua memória, são obrigatórias as expressões de reconhecimento e respeito à grandeza, o esforço e ao papel histórico do primeiro presidente de nossa democracia", acrescenta na nota o ministério.
Antes de a notícia ser confirmada, a prefeita de Madri, Ana Botella, mostrou-se confiante de que os madrilenhos ficarão "contentes" com a mudança, porque Barajas é um local "emblemático" tanto para a capital como para a Espanha. Com a modificação, Suárez será o segundo espanhol a dar nome a um aeroporto, junto com o poeta Federico García Lorca, que desde 13 de junho de 2006 é homenageado no aeroporto de Granada-Jaén.
Além disso, há outras duas pessoas associadas aos nomes dos aeroportos espanhóis. Tratam-se de Pablo Ruiz Picasso, com o aeroporto de Málaga, e o da rainha Sofia, com o de Tenerife Sul, embora nesses casos a denominação não seja oficial, ao contrário do que ocorre com Granada-Jaén.
O aeroporto madrilenho sempre se chamou Barajas desde que entrou em funcionamento em 1931. Em 2013, movimentou mais de 39,7 milhões de passageiros, o que o coloca no quarto maior da Europa em tráfego.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.