_
_
_
_
_

Preso na Espanha imigrante que tentava entrar no país em uma mala

O estrangeiro que carregava a mala fugiu e deixou atirada no chão a bolsa, que continha um africano de 19 anos

J. J. Gálvez

As suspeitas recaem sobre uma mala azul. Às duas e meia da tarde da sexta-feira, um polícia civil observa com estranheza como um marroquino de 39 anos transporta à força uma mala de grandes dimensões pelo centro de triagem de pessoas de Beni Enzar, no posto fronteiriço que separa Melilha do país vizinho. O agente percebe que o peso está mal distribuído no interior e que o homem anda aos tropeços, de modo que decide pará-lo. “Chamei-o várias vezes para inspecionar sua bagagem, mas essa pessoa ignorou os avisos”, explicaram neste domingo fontes do centro de triagem. Diante da insistência, o estrangeiro empreendeu uma fuga repentina em direção à cidade autônoma e deixou atirada no chão a mala, que continha um africano de 19 anos que pretendia entrar de maneira ilegal na Espanha.

“Alto, magro e de uma complexão física imponente. Não estamos falando de uma pessoa pequena”, disse sobre o imigrante o porta-voz da Policia civil, Juan Antonio Martín Rivera, que detalhou também como os agentes perseguiram o fugitivo e como o interceptaram já dentro de Melilha, a 150 metros do posto de controle. Prenderam-no e conduziram-no às dependências policiais. Ali, na sua presença, abriram a mala. E, surpreendidos, os policia civis acharam o jovem.

Mais informações
Uma dezena de imigrantes morre enquanto tentava nadar até Ceuta
A tragédia de Ceuta passo a passo
Mais de mil imigrantes subsaarianos são resgatados perto de Lampedusa

Trata-se de um rapaz sem documentos que afirma ser do Mali e que vestia uma calça esportiva e camiseta azul. “Este garoto, que é uma vítima, não pediu auxílio médico, de modo que foi entregue ao Corpo Nacional de Polícia (CNP)”, disse. O jovem, que se encontra no Centro Provisório de Imigrantes (CETI, na sigla em espanhol), passou a ficar à disposição da Justiça na qualidade de testemunha. E a mala, como prova.

O marroquino -que responde pelas iniciais N. N. e tem residência legal em Lérida- também não se livrou da prisão. A Polícia civil o acusa de um crime contra os direitos dos estrangeiros. “Até agora, essa foi a primeira vez que vimos uma tentativa irregular com essas características, embora há dois anos tenha ocorrido um caso parecido. Localizamos um outro imigrante no porta-mala de um carro, escondido em um saco grande”, afirmou Rivera. Nessa ocasião, o agente viu que algo se movia e resolveu abrir a bagagem. Em um primeiro momento, pensou que podia se tratar de um animal protegido. Mas, para sua “surpresa”, encontrou um imigrante.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_