_
_
_
_

Mais de mil imigrantes subsaarianos são resgatados perto de Lampedusa

Entre eles estavam 47 mulheres, quatro delas grávidas, e 50 menores de idade Ninguém morreu

Resgate de imigrantes subsaarianos cerca de LampedusaFoto: reuters_live

A Marinha Militar italiana e helicópteros da ação 'Mare Nostrum' finalizaram durante a madrugada desta quinta-feira as operações de resgate, que começaram na quarta-feira às 15h, de 1.123 imigrantes, a maioria de origem subsaariana, perto da costa da ilha de Lampedusa.

Mais informações
Imigrantes são fumegados contra a sarna em Lampedusa

Entre os 1.123 imigrantes socorridos há 47 mulheres, quatro delas grávidas, e 50 menores, que foram resgatados pela embarcação San Marco e foram levados ao porto siciliano de Augusta.

Os veículos italianos localizaram oito barcaças e um barco, segundo a Marinha Militar, em uma área compreendida entre as 120 e as 130 milhas ao sudeste da ilha de Lampedusa, considerada a porta da imigração africana na Europa.

Devido à situação de emergência pelo "fluxo de imigrantes", a Capitania do Porto colocou à disposição da operação duas patrulhas que resgataram primeiro uma barcaça com 335 imigrantes a bordo. A 'San Marco' ajudou outras três desprovidas de medidas de segurança e com problemas de navegação, nas quais viajavam um total de 595 pessoas sem documentos.

Durante a madrugada —acrescenta o comunicado— a Marinha Militar continuou a resgatar outras duas barcaças com outros 193 imigrantes a bordo.

Em outubro de 2013, o Governo italiano reforçou a vigilância e a segurança no Mediterrâneo com a operação 'Mare Nostrum', uma ação militar e humanitária que prevê o reforço dos serviços de socorro em alto mar para incrementar o nível de segurança "das vidas humanas".

A operação, que conta com helicópteros, patrulhas, uma nave anfíbia e navios da Marinha Militar italiana, começou após tragédia de Lampedusa do último 3 de outubro na qual perderam a vida 339 imigrantes.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_