Milhares de voos cancelados no nordeste de EUA pela tormenta Hércules

O frio, o vento e a neve, que deixou mais de 45 centímetros em alguns pontos, provocam o fechamento de escolas e estradas

Agencias
Imagem do Cloud Gate, em Chicago.
Imagem do Cloud Gate, em Chicago. Kiichiro Sato / AP

A primeira grande tormenta de inverno de EUA, chamada de Hércules, sacudiu o Nordeste do país com um frio ártico, fortes ventos e abundante neve, o que obrigou a declarar a situação de emergência em vários estados e levou ao cancelamento de milhares de voos e ao fechamento de escolas em um terço do país.

A tormenta, que já deixou mais de 45 centímetros de neve em alguns pontos, provocou o cancelamento de mais de 2.000 voos e o atraso de outros 7.000, num período especialmente complicado para os aeroportos de Chicago, Nova York, Boston e Washington. O tempo adverso e a ameaça de que a tormenta se intensifique durante esta sexta-feira obrigou os estados de Nova York e Nova Jersey a declarar situação de emergência.

As condições atmosféricas já provocaram o fechamento de várias estradas e poderiam obrigar a suspensão do serviço de trens e ônibus em certas zonas do Nordeste e o Meio-Oeste para evitar os possíveis riscos.

"As nevadas mais intensas cairão do centro de Nova York até a costa de Massachusetts", segundo o Servicio de Meteorologia. A tormenta, que se estende desde o vale do Mississipi até a costa Atlântica, trouxe ao Nordeste uma massa de ar ártico que fará cair as temperaturas para mínimas históricas, o que deixará os termômetros abaixo de zero durante os próximos dias em boa parte da Costa Leste.

O novo prefeito de Nova York, Bill de Blasio, pediu aos nova-iorquinos que não saiam à rua. "Fiquem em casa e não saiam se tiverem compromissos", recomendou.

Os trabalhadores estatais de Massachusetts e de Nova Jersey que não sejam considerados imprescindíveis permanecerão em suas casas nesta sexta-feira, uma recomendação que as autoridades estenderam às empresas privadas.

Arquivado Em:

Pode te interessar

O mais visto em ...

Top 50