_
_
_
_

Navio com 74 pessoas passará o ano novo encalhado na Antártida

A expedição russo australiana está presa no gelo desde o dia 24 de dezembro

Tripulação e passageiros do barco Akademik Shokalskiy.
Tripulação e passageiros do barco Akademik Shokalskiy.Andrew Peacock (AFP)

Uma tormenta de neve frustrou a tentativa de um barco guindaste australiano para resgatar a um barco russo encalhado há uma semana na Antártida com 74 pessoas a bordo. O Akademik Shokalskiy saiu da Nova Zelândia no dia 28 de novembro em uma expedição para comemorar o centésimo aniversário de uma viagem liderada pelo explorador australiano Douglas Mawson.

A expedição ficou encalhada no gelo no dia 24 de dezembro a 100 milhas náuticas ao leste da estação antártica francesa Dumont D' Urville. Entre os 74 presos no gelo há cientistas e turistas, muitos deles de Australia.

A expedição ficou encalhada no gelo no dia 24 de dezembro

Uma primeira tentativa de foi feita a cabo por um navio quebra-gelo chinês, o Dragão da Neve, teve que ser suspenso devido à grande espessura do gelo. A tentativa do Aurora Australis foi atrapalhada pelo clima. O quebra-gelo teve que voltar para águas abertas perto de se afastar até 18 milhas náuticas do Akademik Shokalskiy devido à má visibilidade. A autoridade de segurança marítima australiana (AMSA) está coordenando o resgate.

O barco australiano chegou a se aproximar a umas 10 milhas do barco encalhado antes de ter que abortar o resgate. "As condições climáticas fazem com que a operação seja muito perigosa", explicou a porta-voz de AMSA Lisa Martin .

O Dragão de Neve chinês está a umas 6,7 milhas náuticas da Akademik Shokalskiye, com um helicóptero a bordo que se utilizará para resgatar os 52 passageiros e a alguns tripulantes, se as condições meteorológicas permitirem, segundo informou o Ministério dos Exteriores russo. Questionado se os passageiros terão que viver o Ano Novo no barco encalhado, Martin disse: "Certamente parece que seguirão ali amanhã".

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_