Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Fox vai pagar 65 milhões de reais para apresentadora vítima de assédio sexual

Roger Ailes, fundador de Fox News, e empresa pediram desculpas depois do acordo

Gretchen Carlson, em uma foto de arquivo.

O grupo de mídia 21st Century Fox, dono do canal Fox News, chegou a um acordo extrajudicial com a apresentadora Gretchen Carlson para por fim ao processo movido contra Roger Ailes, acusado de assédio sexual. Em troca, Carlson receberá 20 milhões de dólares (cerca de 65 milhões de reais). O fundador do canal de notícias, que se viu forçado a renunciar à presidência em julho passado diante das proporções do escândalo, pediu desculpas à apresentadora, mas, em paralelo, prepara uma batalha legal por difamação contra a revista que revelou seus abusos.

Ailes é considerado o criador da máquina política mais influente e poderosa dos Estados Unidos. A Fox News é a rede usada há duas décadas por conservadores para canalizar a mensagem que não conseguem circular através de outros grupos de comunicação, como MSNBC ou CNN. Rupert Murdoch, o dono do grupo de entretenimento, assumiu o controle da empresa depois da renúncia do presidente até que um substituto seja encontrado. A renúncia aconteceu apenas três semanas após Carlson ter entrado com uma ação.

Os termos do acordo pelo qual a ex-apresentadora do programa Fox & Friends suspendeu o processo não foram divulgados. A intenção é que Ailes pague uma parte da indenização, que não foi revelada, e que divulgue um pedido de desculpas por seu comportamento em relação a jornalista. Carlson o acusou de tratá-la de forma discriminatória por ser mulher. O executivo chegou a comentar que seus problemas poderiam ser resolvidos se eles tivessem um relacionamento sexual.

A 21st Century Fox disse em um comunicado que o grupo está “orgulhoso” de que a apresentadora Carlson tenha feito parte da equipe da Fox News. Além disso, destacam seu “profissionalismo”. Por isso, “lamentam sinceramente” o episódio e lhe pedem “desculpas”, porque não foi tratada “com o respeito e a dignidade que ela e todos os funcionários merecem”. A jornalista foi vencedora do concurso de beleza Miss América em 1989. Foi demitida há três anos.

“Estou pronta para passar para o próximo capítulo da minha vida”, disse Carlson em uma nota, na qual agradece a coragem de outras mulheres que se voluntariaram para contar suas histórias e que apoiaram sua queixa legal. “Todas as mulheres merecem um lugar de trabalho digno e respeitoso, onde seu talento seja reconhecido”, afirma a jornalista, revelando que, a partir de agora, vai “redobrar” os esforços para que o trabalho e a lealdade das mulheres sejam recompensados e aplaudidos.

Ailes era visto como uma pessoa intocável no universo corporativo e político dos Estados Unidos, apesar do processo movido por Carlson, entre outras razões, porque transformou a Fox News em uma máquina de fazer dinheiro para o império de Rupert Murdoch. O estopim para a renúncia foi o silêncio revelador de Megyn Kelly, que, de acordo com uma investigação interna, também foi vítima de comentários e insinuações machistas por parte do executivo. Agora, paira a expectativa de como o grupo de mídia vai resolver as denúncias de outras funcionárias.

Ailes, que continua como assessor de Murdoch durante este período de transição, acaba de contratar o mesmo escritório de advocacia que representou Hulk Hogan na ação que acabou com o portal de celebridades Gawker, adquirido recentemente pela rede de TV hispânica Univisión. O executivo tenta, deste modo, defender sua causa contra o escândalo revelado pela New York Magazine e pelo jornalista Gabriel Sherman, autor dos artigos. O escritório de advocacia de Hollywood é o mesmo contratado por Melania Trump, esposa de Donald Trump, que move um processo contra o jornal britânico The Daily Mail e contra um blogueiro, devido à alegação de que ela teria sido garota de programa nos anos noventa.

Murdoch, muito pressionado por seus dois filhos, decidiu agir rápido para evitar que o escândalo acabasse prejudicando a imagem do canal. Mas a renúncia de Ailes levantou dúvidas sobre a continuidade de outras estrelas que saíram em defesa do executivo e cujos contratos estavam vinculados à permanência do fundador da Fox News. É o caso de Greta Van Susteren, que anunciou nesta terça-feira seu pedido de demissão depois de 14 anos dirigindo o programa On the Record. No seu caso, por questões puramente financeiras, embora já estivesse pensando em deixar o jornalismo.

MAIS INFORMAÇÕES