_
_
_
_
_

Hillary tem ampla vitória sobre o Sanders em prévia eleitoral dos EUA

Pré-candidata democrata à presidência vence com larga vantagem primárias na Carolina do Sul e põe em xeque torcida pelo rival socialista

Clinton celebra com seus seguidores a vitória em Columbia.Vídeo: G. Herbert
Mais informações
Ninguém quer fazer parte do ‘establishment’ norte-americano
De Obama a Trump: os Estados Unidos contemplam o impensável
Sanders e Donald Trump: a briga de dois nova-iorquinos de bairro

Hillary Clinton conseguiu no sábado afastar definitivamente os fantasmas da Carolina do Sul de 2008, quando foi derrotada então pelo atual presidente, Barack Obama. A ex-primeira-dama se impôs com folga nas primárias democratas contra seu rival, o senador Bernie Sanders. A vitória, com quase 50 pontos de vantagem, é superior à de Barack Obama em 2008 contra Clinton nesse Estado. Clinton ganhou três dos quatro processos de primárias ou caucus (assembleias eletivas) dos concorrentes à nomeação democrata para as eleições presidenciais de novembro.

A vitória na Carolina do Sul respalda sua campanha rumo à próxima terça-feira, a chamada Supertuesday, quando 11 Estados votam ao mesmo tempo. A maioria desses Estados está no sul dos Estados Unidos, onde Clinton conta teoricamente com mais apoio do que Sanders, especialmente entre a população negra. A ex-secretária de Estado obteve 73,5% dos votos na Carolina do Sul contra 26% do senador socialista, de acordo com os resultados finais.

É uma vantagem superior à obtida por Sanders (de 22 pontos) nas primárias de New Hampshire há três semanas, e Obama (28 pontos) contra Clinton em 2008 na Carolina do Sul.

A vitória de Clinton no sábado não pode ser entendida sem o apoio do voto negro, cortejado ativamente nas últimas semanas. A proporção afro-americana entre o eleitorado tem sido mais alta do que em 2008, segundo as pesquisas de boca de urna. O voto negro que em 2008 foi para Obama dessa vez foi amplamente para Clinton, o que evidencia que sua estratégia de se associar ao legado do presidente em fim de mandato surtiu efeito.

Os afro-americanos são 28% da população da Carolina do Sul. Nas primárias democratas, representam mais de 50% dos eleitores.

“Hoje, vocês enviaram uma mensagem: na América, quando nos mantemos unidos, não existe nenhuma barreira muito grande a ser ultrapassada”, disse Clinton após a divulgação dos resultados. “Amanhã essa campanha será nacional”, acrescentou, preparando-se para terça-feira.

Na Carolina do Sul, Clinton exibiu sua experiência, seus anos de relações com a comunidade negra e tentou colocar-se como a sucessora do legado de Obama

Sanders minimizou a derrota. “Essa campanha está só começando. Conquistamos uma vitória decisiva em New Hampshire. Ela conquistou uma vitória decisiva na Carolina do Sul. Agora vem a ‘Supertuesday’”, disse o senador socialista em um comunicado.

Na Carolina do Sul, Clinton exibiu sua experiência, seus anos de relações com a comunidade negra e tentou colocar-se como a sucessora do legado de Obama. Sanders, que quase não fez campanha no Estado, tentou adaptar ao público afro-americano seu discurso contra o establishment e as desigualdades socioeconômicas, situado mais à esquerda que o de Clinton.

A vantagem da ex-secretária de Estado entre as minorias foi determinante. Aconteceu a mesma coisa há uma semana em Nevada, onde Clinton ganhou graças ao apoio de negros e latinos. Mas com uma vantagem muito menor: de 5,5 pontos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_