Sonia Corona: “As histórias não são concebidas como ilhas, estão rodeadas por outros fatores”

Chefa de redação do EL PAÍS México enfatiza a importância do contexto para aprofundar as reportagens. “Nossos redatores viajaram até os lugares que os migrantes percorriam e contaram as histórias que eram necessárias”

Mais informações
Marina Rossi, periodista de EL PAÍS Brasil.
Marina Rossi: “O leitor me ensinou a buscar mais do que a simples notícia”
Redação EL PAÍS São Paulo.
Vídeo | O EL PAÍS que fazemos no Brasil

A redação do EL PAÍS no México funciona de maneira autônoma, mas, ao mesmo tempo, sua atividade acompanha a dos profissionais do jornal no mundo todo. Para a chefa de redação, Sonia Corona, isso é uma vantagem: “Em qualquer lugar onde o EL PAÍS estiver, trabalhamos sob os mesmos padrões de ética, de bom jornalismo, de investigação, de ir atrás de histórias que realmente reflitam as realidades que acontecem ao redor do mundo.”

Os jornalistas do EL PAÍS possuem uma ampla rede de conexões, e o mesmo acontece com as histórias que eles contam. “As histórias não são concebidas como ilhas. Estão sempre rodeadas por muitos outros fatores. E nossa redação é capaz de contar todas essas conexões”, explica a chefa de redação.

Para isso, os jornalistas encaram a realidade do lugar em que acontece. Corona cita como exemplo a cobertura das caravanas de migrantes que atravessam o México em seu trajeto rumo aos Estados Unidos. “Nossos redatores viajaram até os lugares que os migrantes percorriam, onde estavam dormindo, onde estavam comendo. E contaram as histórias que eram necessárias a partir desses lugares.”

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS