Kiko Llaneras: “Nossos leitores queriam ver os números da covid-19 por si mesmos”

Analista de dados do jornal esmiúça o avanço da pandemia pelo mundo. Reportagens que comparam situações e estratégias de cada país são um ponto forte

O especialista em dados do EL PAÍS Kiko Llaneras.
Mais informações
El director de EL PAÍS América, Jan Martínez Ahrens.
Jan Martínez Ahrens: “O EL PAÍS tem a nacionalidade dos seus leitores”
Capa para vídeo dos correspondentes em português
Vídeo | Assim trabalham os correspondentes do EL PAÍS pelo mundo

“Um jornal conta coisas que você não sabia, o que me parece fascinante”, enfatiza Kiko Llaneras. Especialista em dados do EL PAÍS, ele luta há um ano contra a dificuldade de ter acesso às cifras e de contar com um critério homogêneo para o seu tratamento por parte das autoridades. Seu objetivo: informar semanalmente sobre o avanço da crise sanitária através da sua newsletter (em espanhol) e em seus textos publicados também em português.

Quando o coronavírus começou a chegar à Espanha, era preciso transmitir a emergência que se aproximava. “Nossos leitores queriam ver os números por si mesmos”, observa. Por isso, o jornal se viu “na obrigação de integrar os dados ou a visualização dos dados com esses elementos mínimos de análise que permitissem que os leitores tirassem suas próprias conclusões, mas conhecendo todas as armadilhas que cercam os números”.

O analista estabelece, em cada artigo e análise, um contrato com os leitores, uma relação de confiança. “Às vezes estarão de acordo com o que digo, outras vezes não estarão de acordo; outras vezes gostarão ou não gostarão, mas se confiarem em que o que estou lhes dizendo foi feito com a minha melhor intenção... Esse é o acordo perfeito.” Um dos pontos fortes da cobertura de Kiko Llaneras, complementada por Jorge Galindo na América Latina, é a abordagem comparativa dos números da pandemia, mas também das estratégias para combatê-la em cada país.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS