_
_
_
_

Douglas Belchior: “Como educador, valorizo o jornalismo comprometido com a sociedade”

Premiado ativista e fundador da Uneafro Brasil apoia lançamento da assinatura da edição brasileira do EL PAÍS

Douglas Belchior, professor e historiador, fala sobre o EL PAÍS e a importância do jornalismo para a democracia.Vídeo: Toni Pires
Mais informações
Javier Moreno a l'Escola de Periodisme d' El País.
Javier Moreno: “Podemos e devemos expor os agentes da fragilização das democracias no Brasil e no mundo”
O jornalista Javier Lafuente.
EL PAÍS Brasil, uma conexão americana
A diretora de redação do EL PAÍS no Brasil, Carla Jiménez.
É tempo de fazer escolhas e alianças corajosas

Nascido em Suzano, na região metropolitana de São Paulo, Douglas Belchior é professor de história, educador e fundador da Uneafro Brasil, um cursinho popular voltado para jovens pobres e negros. Premiado ativista do movimento negro, Belchior é leitor do EL PAÍS e uma voz no jornal que analisa assuntos relacionados à política, à educação e aos direitos das minorias.

Criado na zona leste de São Paulo, Douglas passou boa parte da infância trabalhando com venda de sorvetes e como guarda mirim de fábrica. Ele se formou em história pela PUC-SP e fez mestrado em ciências sociais e humanas na Universidade Federal do ABC. Foi na universidade que teve o primeiro contato com a política, se filiando ao PT até 2003 e, posteriormente, ao PSOL, onde está até hoje. Por ambas as siglas, concorreu a cargos eletivos, sem sucesso, quando questionou o que vê como uma "lógica racista dos partidos”, tanto na distribuição de apoio logístico e como de recursos.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Belchior vê na produção jornalística séria uma arma contra o autoritarismo. “Enfrentar o autoritarismo diz respeito também a promover mídia, informação, meios de comunicação comprometidos com a verdade. Por isso, eu apoio o EL PAÍS”, diz ele. “Como professor educador, valorizo muito a produção de conteúdo de qualidade, jornalismo comprometido com a sociedade civil organizada, que valorize a diversidade das posições da sociedade e que, sobretudo, respeite o direito dos trabalhadores."

O ativista acredita que o Brasil enfrenta uma conjuntura especialmente desafiadora. “Temos um Governo que radicaliza a opressão, e torna o Estado um monstro maior do que sempre foi, autoritário e negador de direitos”, afirma o historiador. “Por outro lado, a opinião pública nunca foi tão importante.”

Douglas Belchior faz parte de um grupo de vozes do Brasil, entre colunistas, leitores, ativistas e pensadores, que se juntou à campanha de apoio ao projeto de assinatura da edição brasileira do EL PAÍS. Em outubro, o jornal adotará o modelo paywall, quando os leitores têm um limite de textos gratuitos para ler por mês. A partir daí, será preciso pagar para ter acesso a todas as reportagens e análises da edição brasileira, que nasceu com os ventos das jornadas de 2013. O preço da assinatura para ter acesso aos textos em português é de 1 dólar no primeiro mês e 3 dólares a partir do segundo mês. É uma mudança necessária para que, após sete anos, o jornal continue cumprindo a missão de trazer ao público brasileiro as notícias mais relevantes do país e do mundo. Apoie e assine o EL PAÍS. Queremos crescer junto com vocês para fortalecer a opinião pública no Brasil.


Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_