_
_
_
_

Javier Moreno será o novo diretor do EL PAÍS

Soledad Gallego-Díaz seguirá vinculada ao jornal quando seu mandato na direção terminar

Javier Moreno na Escola de Jornalismo UAM-EL PAÍS em 2017.
Javier Moreno na Escola de Jornalismo UAM-EL PAÍS em 2017.BEN Roberts

O Conselho de Administração do EL PAÍS vai nomear um novo diretor para jornal, iniciando o processo estabelecido para esse fim. O executivo-chefe do Grupo PRISA e presidente do Conselho de Administração do EL PAÍS, Manuel Mirat, propôs o nome de Javier Moreno em substituição a Soledad Gallego-Díaz, que, após completar os dois anos de seu mandato inicial, solicitou sua substituição no cargo. A substituição, conforme estabelecido no Estatuto da Redação do EL PAÍS, foi comunicada nesta segunda-feira ao Comitê da Redação e será submetida a votação consultiva entre a equipe do jornal, a ser realizada na próxima quarta-feira. Uma vez recebidos os resultados da consulta, o Conselho de Administração do EL PAÍS ratificará a nomeação. A nomeação do novo diretor também foi avaliada favoravelmente pela Comissão Delegada do Conselho de Administração do PRISA, bem como pelo Comitê de Nomeações, Remunerações e Governança Corporativa.

Mais informações
Soledad Gallego-Díaz, en la redacción de EL PAÍS
Fazer o EL PAÍS não é fácil
Redação do EL PAÍS em Madri.
O EL PAÍS vai mudar, para melhor
NEW YORK, NY - OCTOBER 23: A person rides past the front of the New York Times headquarters on October 23, 2018 in New York City. (Photo by Gary Hershorn/Getty Images)
A longa marcha na Internet

Soledad Gallego-Díaz, que continuará vinculada ao EL PAÍS, colaborando regularmente em suas páginas, “alcançou com sucesso indiscutível os objetivos com os quais se comprometeu ao assumir a máxima responsabilidade pelo jornal”, destacou a empresa em comunicado. “Sua atuação representou o enaltecimento dos valores fundacionais que inspiram o EL PAÍS e a revitalização das melhores práticas de jornalismo definidas do Manual de Redação do jornal”, acrescenta. Além disso, pôs em prática o modelo de assinatura do jornal, que está em funcionamento desde 1º de maio.

Javier Moreno, que ocupou a direção do EL PAÍS entre 2006 e 2014 e é o diretor do EL PAÍS América desde junho de 2018, enfrenta o desafio de concluir o processo de transformação digital e de desenvolver o modelo de assinatura que acabou de ser lançado.

Javier Moreno nasceu em Paris em 1963. É formado em Química ―especialidade Industrial― pela Universidade de Valência (1988). Exerceu sua profissão na Alemanha ―BASF, Ludwigshafen― até 1992, quando concluiu o Mestrado em Jornalismo UAM-EL PAÍS. Inicialmente, trabalhou na editoria de Economia do jornal e, em 1994, incorporou-se à edição do México, embrião do que hoje é o EL PAÍS América, como chefe da Redação do então Distrito Federal. Após seu retorno à Espanha, em 1997, ingressou na editoria de Internacional. Em 1999, foi nomeado editor de Economia e, em 2002, passou a ser o correspondente do jornal em Berlim. Em 2003, foi nomeado diretor do jornal econômico Cinco Días.

Retornou ao EL PAÍS em 2005, inicialmente como vice-diretor encarregado da edição de domingo e, posteriormente, como diretor adjunto. Em 2006, coincidindo com o 30.º aniversário do jornal, foi nomeado diretor, cargo que ocupou até maio de 2014. Nesse período, o jornal realizou a primeira grande reforma de edição impressa desde a sua fundação. Também fundiu as redações impressa e digital para lançar a atual edição digital.

A redação participou de reportagens exclusivas internacionais, como a dos documentos secretos do Departamento de Estado dos EUA, com o New York Times e o The Guardian; a exclusiva conhecida como Chinaleaks, além de coberturas nacionais relevantes. Em 2013, lançou o EL PAÍS América e o EL PAÍS Brasil.

Depois de deixar a direção de EL PAÍS em 2014, Moreno foi o diretor-fundador da Leading European Newspaper Alliance (LENA), que reúne oito jornais líderes na Europa (Le Figaro, Le Soir, Tages-Anzeiger, Tribune de Genève, Die Welt, La Repubblica, Gazeta Wyborcza e EL PAÍS). Dirigiu a Escola de Jornalismo UAM-EL PAÍS de dezembro de 2017 a junho de 2018, quando foi nomeado diretor do EL PAÍS na América, com sede na Cidade do México.

Soledad Gallego-Díaz, na Redação do EL PAÍS.
Soledad Gallego-Díaz, na Redação do EL PAÍS. ANA ROCA BARBER

A carreira de Soledad Gallego-Díaz (Madri, 1951) está ligada há mais de quatro décadas ao EL PAÍS, um jornal do qual foi a primeira diretora mulher. Estudou na Escola Oficial de Jornalismo e seu primeiro trabalho foi na agência Pyresa, de onde foi para o Cuadernos para el Diálogo, publicação na qual permaneceu até o seu fechamento em 1978. Entrou no EL PAÍS imediatamente após sua fundação, em 1976, como colaboradora especializada em informação política, conciliando seu trabalho com o do Cuadernos para el Diálogo, até se incorporar à equipe da Editoria de Política do jornal. Atuou como cronista parlamentar durante os momentos mais intensos da Transição Espanhola. De fato, foi, com Federico Abascal e José Luis Martínez, quem conseguiu e publicou com exclusividade o esboço da Constituição Espanhola de 1978.

Mais tarde, no final de 1979, assumiu o cargo de correspondente do EL PAÍS em Bruxelas. Sua experiência no campo da informação internacional se completou durante esses anos como correspondente em Londres e Paris.

De volta à Redação central, foi nomeada primeiro subdiretora e, depois, diretora adjunta do jornal, cargo que exerceu durante cinco anos. Mais tarde, foi correspondente em Nova York e Buenos Aires, retornou às suas funções de diretora adjunta e foi nomeada Defensora do Leitor (Ombudsman).

Soledad Gallego-Díaz é uma das jornalistas espanholas de mais prestígio. Recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, como o Prêmio Salvador de Madariaga, o Prêmio Margarita Rivière, o Prêmio Francisco Cerecedo e o Prêmio Cirilo Rodríguez. Em 2018, conquistou o prêmio Ortega y Gasset por sua Trajetória Profissional.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_