_
_
_
_
_

EUA começam a reabrir enquanto os casos e as mortes seguem crescendo em grande parte do país

Achatamento da curva nacional se deve ao progresso em Nova York, mas surgem novos surtos em outros Estados. Reino Unido ultrapassa Itália em número de mortes

O presidente Donald Trump em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.
O presidente Donald Trump em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.Getty Images
Mais informações
Satere-mawe indigenous people are seen using a smartphone to contact a doctor in Sao Paulo state to receive medical guidance amid the COVID-19 novel coronavirus pandemic at the Sahu-Ape community, 80 km of Manaus, Amazonas State, Brazil, on May 5, 2020. - The Brazilian state of Amazonas, home to most of the country's indigenous people, is one of the regions worst affected by the pandemic, with more than 500 deaths to date according to the health ministry. (Photo by RICARDO OLIVEIRA / AFP)
AO VIVO | Últimas notícias sobre o coronavírus e a crise política no Brasil
WASHINGTON, DC - APRIL 30: Police investigate the scene where a shooter opened fire on the Cuban Embassy on April 30, 2020 in Washington, DC. According to authorities, no injuries have been reported after a gunman used an assault rifle to open fire on the embassy early on Thursday morning.   Sarah Silbiger/Getty Images/AFP
== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Cuba e Estados Unidos voltam aos piores tempos da Guerra Fria
A vendor wearing a face mask as a preventive measure against the COVID-19 coronavirus sells strawberries on a street in Beijing on May 5, 2020, on the last day of a five-day national holiday. (Photo by NICOLAS ASFOURI / AFP)
China debocha dos EUA em uma animação feita com peças como as de Lego

À medida que os Estados começam a suspender as restrições e milhares de norte-americanos retornam à tão esperada vida normal, a realidade da pandemia no país que se tornou seu epicentro é a seguinte: quase 1,2 milhão de norte-americanos deram positivo em um teste de diagnóstico, quase 69.000 morreram de coronavírus; ao menos 25.000 novos casos são confirmados a cada dia, e o 2 de abril foi o último dia em que menos de 1.000 mortes pelo vírus foram registradas.

As rigorosas medidas de distanciamento social permitiram que os novos contágios e as hospitalizações fossem contidos nas regiões mais afetadas pelo coronavírus. A curva de propagação da pandemia no país reflete um sensível achatamento, mas é um efeito produzido pela melhoria da situação no Estado de Nova York, que concentra quase um terço dos casos confirmados em nível nacional. Excluindo Nova York, onde o número de mortes agora é a metade do registrado durante o pico do início de abril, a curva nacional de novos contágios sobe.

O número de casos novos no resto do país continua crescendo todos os dias. Em grandes cidades como Chicago e Los Angeles, que aparentemente conseguiram dobrar a curva, continuam registrando cerca de 2.000 e 1.000 novos contágios por dia, respectivamente, e os casos confirmados dobraram desde meados de abril. Mas o mais preocupante é que novos pontos quentes estão surgindo em localidades rurais onde parecia que o vírus nem sequer havia entrado. É o caso do condado de Dakota, no Estado de Nebraska, onde uma fábrica de processamento de carne se tornou foco de contágios. O condado agora tem o terceiro maior número de casos per capita no país e há menos de um mês não tinha nenhum caso confirmado. Ou Hartsville, no Tennessee, de 11.000 habitantes, que passou de 27 para 1.300 casos devido a um surto em uma prisão.

Novos focos de contágio estão surgindo em unidades de processamento de carne, prisões, fábricas, lojas de produtos alimentícios, supermercados e, principalmente, casas de repouso. A própria Administração Trump, segundo um documento interno publicado pelo The New York Times, trabalha com projeções privadas que falam de um aumento de casos e também de mortes, que devem atingir 3.000 por dia em 1º de junho, quase o dobro do número atual.

Enquanto isso, as lojas reabrem em meio país. Os governadores dos Estados levantam as restrições, em muitos casos sem cumprir, e nem sequer mencionar, os requisitos do plano para o afrouxamento publicado com grande alarde em 16 de abril pela Casa Branca. E o presidente Trump aplaude os governadores que levantam as restrições, sem respeitar suas próprias diretrizes, e chama a atenção daqueles que resistem. Na Virginia, onde o número de casos continua crescendo e o governador anunciou que estenderá as restrições até 15 de maio, é um dos Estados que, segundo disse o presidente na Fox, “não está indo suficientemente rápido”.

O vice-presidente Mike Pence explicou aos jornalistas na terça-feira que a equipe de trabalho do coronavírus da Casa Branca, criada para gerenciar a resposta federal à crise, poderia ser dissolvida em menos de um mês devido ao “tremendo progresso” que o país está fazendo. Transmitindo uma normalidade em desacordo com os dados, Trump voou na terça-feira para o Arizona, em sua primeira viagem pelo país desde o início de março. Antes de decolar, perguntado pelos jornalistas, defendeu que as novas projeções da Administração “são sem medidas de mitigação”. “Nosso país quer abrir. Está nas mãos dos governadores, mas o país quer abrir. E eles têm de abrir”, disse.

Reino Unido ultrapassa Itália

Enquanto isso, na Europa, o Reino Unido ultrapassa a Itália no número de mortes. O Governo britânico não tem outra alternativa senão admitir que o número de mortes por coronavírus no Reino Unido atingiu níveis alarmantes, mas está constantemente pedindo à mídia que evite comparações com outros países até que a pandemia seja controlada globalmente. Atualmente, duas organizações oficiais apresentam números regularmente, que precisam ser explicados em sua metodologia para evitar confusões. Embora seja verdade que, em ambos os casos, o número total seja o mais alto da Europa.

O Escritório Nacional de Estatística (ONS) acumula todos os casos na Inglaterra e no País de Gales, onde o relatório de óbito assinado por um profissional sugere que a covid-19 foi um fator influente na morte. Até 2 de maio, o número era de 29.648 mortos, somados aos da Escócia e Irlanda do Norte, que realizam sua própria contagem, supostamente registravam dados de 32.313 ― a Itália ainda se aproxima dos 30.000 casos, com 29.315. Horas depois, o ministro das Relações Exteriores, Dominic Raab, anunciou na entrevista coletiva diária os números coletados pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS), que acumula esses casos em hospitais, residências e residências nos quais Um teste foi realizado e deu positivo. O número foi de 29.427 mortes.

O número de mortes por 100.000 habitantes continua a colocar o Reino Unido (42,9) em quarto lugar na Europa, atrás da Itália (47,8), Espanha (54,1) e Bélgica (68,7), mas os dados diários refletem que a pandemia não é controlada de maneira homogênea nas diferentes áreas de risco. Embora o número de mortes em hospitais tenha começado a diminuir acentuadamente nos últimos dias, a situação está longe de ser ótima nas quase 15.000 casas de repouso em todo o país, onde o número de testes realizados está bem abaixo do esperado planejado, e somente agora estão começando a chegar os equipamentos de proteção individual exigidos desde o início pelos responsáveis por esses centros.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_