EUA confirmam segundo caso do coronavírus mortal de Wuhan, em Chicago
A paciente, que se encontra fora de perigo, é uma mulher de 60 anos que viajou à zona da origem do vírus, assim como no caso detectado em Seattle
As autoridades sanitárias dos Estados Unidos confirmaram nesta sexta-feira um segundo caso no país do agressivo coronavírus que já infectou centenas de pessoas e provocou pelo menos 26 mortes na China e países vizinhos. A paciente é uma mulher de 60 anos diagnosticada em Chicago, Illinois. Assim como no primeiro caso, detectado durante o último fim de semana em Seattle, trata-se de uma pessoa que viajou recentemente à cidade de Wuhan, epicentro da crise sanitária.
O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) informou que a paciente chegou aos Estados Unidos em 13 de janeiro. Procurou seu médico após sentir os primeiros sintomas, e agora está internada em estado estável, “evoluindo bem”. O CDC ainda não divulgou o boletim do outro paciente, um homem de 30 anos internado em Seattle, que a todo momento esteve fora de perigo.
Ao todo, 63 pessoas em 22 Estados estão sendo monitoradas nos Estados Unidos em busca de possíveis casos do coronavírus. Até a manhã desta sexta-feira, 11 casos tinham sido descartados, e apenas os dois já mencionados foram confirmados.
No caso de Chicago, os médicos suspeitaram do coronavírus 2019-nCov pelo histórico da mulher, que tinha viajado recentemente à cidade chinesa de Wuhan. O Departamento de Saúde Pública de Chicago está investigando todas as pessoas com as quais ela teve contato desde que retornou da China ― as autoridades esclarecem que “saiu pouco de casa”. Ainda não existe nenhum caso de transmissão entre humanos fora do país asiático.
O CDC acrescenta em seu comunicado que está tomando “medidas agressivas” para proteger o país da atual crise sanitária, que se parece com a provocada pelo vírus SARS em 2003. Neste momento, o risco para a população nos Estados Unidos é considerado “baixo”.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.