_
_
_
_
_
FINANÇAS PESSOAIS
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Carnaval no fim do mês? Sem pânico: dá para se divertir e economizar

Nath Finanças dá dicas para curtir sem gastar muito na folia. Vale tudo para poupar dinheiro, até fazer o próprio gelo

Foliões levam o estandarte de Cordão do Boitatá, no Rio.
Foliões levam o estandarte de Cordão do Boitatá, no Rio.PILAR OLIVARES (Reuters)

Chegou o dia! De ficar descansando, ou de ir no bloquinho com a sua turma! Mas, veja só, o Carnaval deste ano caiu no final do mês! É justo quando a grana da grande maioria dos foliões está mais curta. E como faz para se divertir quando se está com pouco dinheiro?

Mais informações
Nath Finanças
Nath Finanças salva quem vive só de pagar boletos
Bastam 66 dias para mudar um hábito
Bolsa de São Paulo (Bovespa).
Por que mesmo com uma economia de lado a Bolsa bate um recorde atrás de outro?

Vou te contar como curtir sem gastar muito. A começar pela fantasia, pode reaproveitar a do ano passado, ou customizar alguma roupa velha. E entrar no clima fazendo os acessórios em casa —tiara, botão, papeis especiais... O céu é o limite para a criatividade, e tem muitos tutoriais para te ajudar nisso na Internet.

E na hora de ir para a rua, vamos começar pelo principal: comida e bebida na hora da fome e da folia. Você pode economizar comprando os produtos antes no supermercado, como bebidas e sanduíches naturais (recomendo atum ou de frango que são os mais baratos). E para manter tudo gelado, você pode utilizar uma mochila/bolsa térmica, que geralmente é usada para ir a praia, para curtir o Carnaval.

Se não tem muita grana para pagar bebida e comida nos bloquinhos de rua, a bolsa térmica é uma ótima alternativa de manter seus produtos gelados. Eles não vão durar muito se estiver tanto calor. Para isso, vamos precisar do gelo! É possível utilizar a garrafa pet com água e colocar no congelador, assim você não precisa gastar comprando o gelo. Mas, se quiser, existem ambulantes que vendem gelo mais barato.

Mas levar isso tudo pode pesar, né? Se dividir com os amigos, fica muito mais barato e não fica ruim para ninguém na hora de carregar os produtos. E o preço do que eu for comprar? É possível você dividir com os seus amigos ou cada pessoa levar alguma coisa de casa para comer e beber nos bloquinhos. Aí não pesa no orçamento e economiza. E não irá falhar comigo também! <3

A youtuber Nathalia Rodrigues, a Nath Finanças, que dá dicas de educação financeira.
A youtuber Nathalia Rodrigues, a Nath Finanças, que dá dicas de educação financeira. Fernando Souza

Olho vivo com os golpes

Além de economizar para curtir o Carnaval, precisamos tomar cuidado para não ter dor de cabeça nesse momento que deve ser de diversão! Em 2019, muitos foliões relataram ter sofrido com a troca de cartão no Carnaval de rua em São Paulo, no chamado “golpe do cartão”. Nele, os ambulantes que vendem bebidas ou alimentos trocam os cartões dos clientes quando vão cobrar o pagamento. Os foliões não percebem a troca e recebem de volta um cartão que não é deles.

E como podemos evitar a fraude?

1 - Quando for comprar alguma coisa, fique de olho no visor da maquininha para não haver mudanças de valores e evitar a clonagem do seu cartão.

2 - Cuidado na hora de digitar sua senha para ver se não está visível para outras pessoas.

3 - Não deixe na mão do ambulante: segure sempre seu cartão e não o entregue para ninguém.

4 - Depois de pagar a compra, confira seu nome no cartão antes de guardar na carteira.

Por via das dúvidas, leve dinheiro trocado e evite usar cartões de crédito, pois há muitas tentativas fraudes e clonagem. Se o cartão for inevitável, diminua o limite pelo aplicativo do banco antes de sair. Há ainda a possibilidade do cartão pré-pago, onde você pode adicionar um valor e utilizar ele no débito.

Um acessório não pode faltar de jeito nenhum: ter uma doleira é fundamental para guardar seus documentos e evitar perdas nos bloquinhos.

Vamos falar dos cuidados especiais que devemos ter?

Se puder, leve um pouco de papel higiênico ou lenço umedecido na pochete ou doleira. Banheiros químicos geralmente não possuem. Para não prejudicar o meio ambiente, já diz o ditado: lixo é no lixo. Então, leve uma sacola para colocar o seu lixo se não tiver por perto a lixeira. Para não ter problemas em certos locais, opte por latas e garrafas pet, pois fica mais fácil de reciclar e são menos perigosos. E não esqueça de recarregar seu bilhete de transporte antes de sair de casa, para não precisar comprar na hora e fugir das filas.

E por último e não menos importante: utilize protetor solar para não ficar com insolação e use camisinha!

Nath Finanças é uma criação de Nathalia Rodrigues, 21 anos, youtuber de educação financeira para baixa renda.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_