_
_
_
_
_

Dirigente do Talibã anuncia que o Afeganistão voltará a praticar execuções e amputações

“Cortar mãos é muito necessário para a segurança”, afirma Nooruddin Turabi, ministro das Prisões, em uma entrevista à AP

Nooruddin Turabi, dirigente do Talibã, posa em uma entrevista nesta quarta-feira em Cabul.
Nooruddin Turabi, dirigente do Talibã, posa em uma entrevista nesta quarta-feira em Cabul.Felipe Dana (AP)
Mais informações
Fereshta Amini, exdiputada por Nimruz, durante la entrevista de hoy jueves en la casa en la que se esconde.
Deputadas afegãs na mira do Talibã: “Mudo de casa a cada dois ou três dias”
This photo taken on September 12, 2021 shows a man carrying blankets over his shoulders to sell at a market in the northwest neighbourhood of Khair Khana in Kabul. - Kabul's flea markets are packed full of the belongings that desperate Afghans have sold at rock-bottom prices to fund long journeys to escape the country, or just to pay for food. (Photo by WAKIL KOHSAR / AFP) / TO GO WITH Afghanistan-conflict-fleamarkets,FOCUS by James EDGAR
O mercado que surgiu do desespero em Cabul
Aniversario atentados 11S
De que adiantou a Guerra Global contra o Terror?

O ministro das Prisões do regime do Talibã, Nooruddin Turabi, anunciou que o regime vai retomar as execuções e amputações de mãos para castigar delinquentes, embora possivelmente não impondo esses castigos publicamente, como no passado. “Cortar as mãos é muito necessário para a segurança”, disse o veterano dirigente da milícia islâmica em uma entrevista à agência de notícias norte-americana Associated Press.

Turabi, um dos fundadores do movimento fundamentalista e o principal executor de sua dura interpretação da lei islâmica, advertiu que ninguém deve interferir no novo regime afegão. “Ninguém nos dirá quais devem ser nossas leis. Seguiremos o islã e faremos nossas leis respeitando o Corão”, sentenciou.

Ao mesmo tempo, ignorou a indignação internacional contra as execuções que o Talibã praticava na outra vez em que governou o Afeganistão, entre 1996 e 2001. “Todos nos criticaram, mas nunca dissemos nada sobre as leis e castigos de quem nos criticou”, afirmou Turabi em Cabul.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Desde que o Talibã invadiu Cabul e reassumiu o controle do país, em 15 de agosto, os afegãos e a comunidade internacional acompanham muito de perto seus movimentos para tentar entender se a milícia pretende reinstaurar as rígidas regras que impôs na década de 1990. A entrevista com Turabi mostra que os líderes do grupo permanecem ancorados na linha-dura do movimento e numa visão de mundo profundamente conservadora.

Turabi, hoje com 60 anos, foi ministro da Justiça e chefe do chamado Ministério da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício durante o anterior Governo do Talibã, derrubado pela invasão norte-americana de 2001. Esta pasta já foi recriada pelo novo regime, que decidiu estabelecer sua sede no local onde até recentemente funcionava o extinto Ministério de Assuntos da Mulher.

Na entrevista à AP, Turabi aceitou falar com uma jornalista, um sinal, segundo ele, de que houve mudanças com relação ao passado. O mulá explicou que a base jurídica do Afeganistão será o Corão e que os mesmos castigos serão restabelecidos, mas que desta vez as mulheres também poderão julgar os casos.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_