_
_
_
_
_

Indicado por Biden para a Defesa, general Lloyd Austin será o primeiro homem negro a chefiar o Pentágono

Militar de 67 anos comandou as tropas norte-americanas e aliadas no Iraque. Presidente eleito escolhe descendente de mexicanos para a Saúde

Lloyd Austin no Senado, em uma imagem de 2016.
Lloyd Austin no Senado, em uma imagem de 2016.BRENDAN SMIALOWSKI (AFP)
Pablo Guimón

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, escolheu o general Lloyd J. Austin para comandar o Pentágono, segundo fontes anônimas citadas por diversos veículos de comunicação norte-americanos e pela agência Associated Press. Se confirmado pelo Senado, Austin será o primeiro homem negro a ocupar o cargo de secretário de Defesa dos Estados Unidos.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Mais informações
Saída de Trump prenuncia volta do multilateralismo nos organismos econômicos globais
Janet Yellen comparece ante el Senado como responsable de la FED, en febrero de 2016.
Janet Yellen, escolhida por Biden para chefiar o Tesouro, rompe padrões na economia dos EUA
(FILES) In this file photo Neera Tanden, former President of the Center for American Progress Action Fund, speaks during the third day of the Democratic National Convention at the Wells Fargo Center, July 27, 2016 in Philadelphia, Pennsylvania. - President-elect Joe Biden on November 30, 2020 announced key members of his economic team, including Janet Yellen, Secretary of the Treasury; Neera Tanden, Director of the Office of Management and Budget; Wally Adeyemo, Deputy Secretary of the Treasury; Cecilia Rouse, Chair of the Council of Economic Advisers; and Jared Bernstein and Heather Boushey, members of the Council of Economic Advisers. (Photo by SAUL LOEB / AFP)
Biden confia o comando da recuperação da economia a uma equipe dominada por mulheres

Nascido há 67 anos no Alabama, Austin deve se tornar o terceiro militar de carreira a dirigir o Departamento de Defesa. Muitos dos que estiveram à frente do Pentágono serviram ao Exército, mas só dois até hoje (George Marshall, em 1950 e 1951, e James Mattis, sob a presidência de Trump) eram militares de carreira. Quando o Congresso criou a figura do secretário de Defesa, em 1947, a ideia era que fosse um cargo civil no controle do Exército.

Austin passou à reserva em 2016. Mas mesmo assim precisará receber uma autorização especial do Congresso, a mesma concedida a Mattis em 2017, pois a lei exige que o candidato tenha deixado a farda sete anos antes de se tornar secretário de Defesa.

Austin passou 41 anos no Exército e é general de quatro-estrelas. Foi chefe do Estado Maior do Comando Central dos Estados Unidos, entre 2005 e 2006, e dirigiu as forças norte-americanas e da coalizão na guerra do Iraque, de fevereiro de 2008 até abril de 2009. Foi nesses anos, com Biden como vice-presidente, que Austin e o hoje presidente eleito estabeleceram uma relação.

Hispânico na Saúde

Em um gesto pela diversidade, Biden escolheu Xavier Becerra, procurador-geral da Califórnia, para secretário de Saúde, informou o jornal The New York Times no domingo. Sua designação, que também requer a aprovação do Senado, é mais um aceno para os parlamentares latinos, que reclamaram nos últimos dias da sub-representação de hispânicos no Gabinete que o próximo presidente democrata está concluindo nestes dias.

Filho de imigrantes mexicanos, Becerra (Sacramento, 1958) foi membro da Câmara dos Representantes (Deputados) entre 1993 e 2017, ano em que substituiu a senadora e futura vice-presidente Kamala Harris na procuradoria da Califórnia. No cargo, travou várias batalhas em questões de saúde, incluindo a defesa da reforma da saúde do então presidente Barack Obama.

À frente do Departamento de Saúde, se confirmado, Becerra enfrentará uma crise de saúde que hoje atravessa seu pior momento nos Estados Unidos, com mais de 283.000 mortes e registros de infecções e internações em todo o país.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_