_
_
_
_
_
Eleições Venezuela 2020
Análise
Exposição educativa de ideias, suposições ou hipóteses, baseada em fatos comprovados (que não precisam ser estritamente atualidades) referidos no texto. Se excluem os juízos de valor e o texto se aproxima a um artigo de opinião, sem julgar ou fazer previsões, simplesmente formulando hipóteses, dando explicações justificadas e reunindo vários dados

Manobras para destruir a esperança na Venezuela

Governo de Maduro soube desmantelar cada halo de otimismo com eleições questionadas, negociações fracassadas, repressão e violência

Nicolás Maduro, em ato encerramento da campanha nesta quinta-feira em Caracas.
Nicolás Maduro, em ato encerramento da campanha nesta quinta-feira em Caracas.---- (EFE)
Javier Lafuente
Mais informações
Un mural de Nicolás Maduro en una calle de  la ciudad de Guacara, en el norte del Venezuela, el pasado 2 de diciembre
Chavismo celebra eleições parlamentares quase sem oposição com objetivo simbólico de enterrar Guaidó
Lauren Caballero, candidato de Avanzada Progresista, en un barrio de La Guaira, Venezuela, el pasado 28 de noviembre.
A oposição que decidiu enfrentar Nicolás Maduro na Venezuela
Un vendedor atiende a los clientes de un mercado en Caracas, Venezuela.
Com um quilo de arroz por um salário mínimo, a hiperinflação dispara novamente na Venezuela

Neste domingo, a Venezuela fecha um ciclo de cinco anos em que as esperanças de mudança acabaram se transformando em desespero e letargia. Em que os cidadãos marcham para um lado ou para outro por inércia, não por convicção. O Governo de Nicolás Maduro soube desmantelar cada halo de otimismo, de todas as formas possíveis e imagináveis: com eleições questionadas; com negociações fracassadas para desativar protestos; com repressão e violência... Manobras que acabam ocultando uma crise humanitária sem paralelo na história recente da América Latina. Resta uma pergunta: e agora? Em 6 de dezembro de 2015, os opositores conseguiram uma vitória que nem mesmo eles imaginavam ser possível. Já naquela época o cansaço, a violência, a crise econômica e os presos políticos eram fatores que desencadeavam a mobilização cidadã. O que aconteceu desde então? Tudo piorou. O escritor venezuelano Alberto Barrera resumiu o fenômeno como uma luta contra o cinismo. O Governo certificou-se de que não haja garantias suficientes para que outra derrota seja possível, e conseguiu ― com certa ajuda da oposição ― que a indiferença seja maiúscula. Segundo a última pesquisa da empresa Datanálisis, 62% da população não apoia nem Guaidó nem Maduro, e nenhum dirigente supera os 30% de aprovação. A necessidade de sobreviver, é bem sabido, despolitiza.

Convém considerar certas evidências para não se chegar à conclusão de que Nicolás Maduro é o político que executa as manobras mais calculadas do planeta. Os Estados Unidos, com a chegada de Joe Biden, adotarão outra posição em relação à Venezuela para não terem que assumir toda a responsabilidade das sanções impostas pela Administração de Trump ― que asfixiaram os cidadãos, não as elites. Os erros de Guaidó, sobretudo um levante fracassado e uma incursão protagonizada por mercenários, pesaram mais que os atropelos com os quais o Governo tentou solapá-lo. Tudo isso força um redirecionamento da estratégia. A oposição se reduz ― depois de ter sido reduzida à força ― a ponto de acabar com as esperanças de seus seguidores.

Enquanto isso, a liderança chavista é reconfigurada sob uma aparência de falsa normalidade. Isso é uma maratona ― e os dirigentes são exímios maratonistas. Sabem que são parte da solução e, desse modo, são conscientes de que necessitam de uma legitimidade internacional que os ajude a reduzir as sanções.

A crise política mergulhou a Venezuela num turbilhão econômico que abriu como nunca a brecha social de um dos países mais ricos do continente. Isto porque, entre todos os cursos acelerados que propiciam as diferentes crises, os “momentos decisivos” e as declarações políticas com insultos e críticas mútuas, esconde-se o drama das milhões de pessoas que foram embora, das que decidiram ficar e das famílias dos que já não estão. Todas elas mergulhadas numa letargia imposta, nunca buscada.

Registre-se grátis para continuar lendo

Obrigado por ler o EL PAÍS
Ou assine para ler de forma ilimitada

_

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_