_
_
_
_
_

Democratas adiam convenção nacional nos EUA devido ao coronavírus

Evento em que escolherão oficialmente seu candidato para a eleição presidencial dos Estados Unidos será realizado na semana de 17 de agosto

Antonia Laborde
Os pré-candidatos democratas Joe Biden e Bernie Sanders.
Os pré-candidatos democratas Joe Biden e Bernie Sanders.ROBYN BECK (AFP)
Mais informações
Elliott Abrams, the US special representative for Venezuela.
EUA propõem plano de transição política para a Venezuela sem Maduro nem Guaidó
President Donald Trump speaks about the coronavirus in the James Brady Press Briefing Room of the White House, Thursday, April 2, 2020, in Washington, as Dr. Deborah Birx, White House coronavirus response coordinator, listens. (AP Photo/Alex Brandon)
Trump acusa Irã de planejar ataque surpresa às tropas dos EUA no Iraque
Donald Trump y, a la derecha, Anthony Fauci, en la Casa Blanca, el viernes 26 de marzo.
Pandemia força ‘guinada keynesiana’ de Trump

O Comitê Nacional Democrata adiou nesta quinta-feira a data da convenção em que os delegados escolherão o candidato à presidência devido ao coronavírus. O evento político estava marcado para meados de julho e foi adiado para a semana de 17 de agosto em Milwaukee (Wisconsin). O anúncio acontece um dia depois que o ex-vice-presidente e favorito à indicação, Joe Biden, ter afirmado no programa de televisão The Tonight Show que acreditava que era uma boa ideia mudar a data da convenção devido ao surto. A pandemia, que já provocou mais de 5.000 mortes nos Estados Unidos, praticamente congelou a campanha democrata. Tanto Biden quanto o senador de Vermont, Bernie Sanders, fazem reuniões virtuais desde suas casas e lutam para ganhar espaço na programação das televisões, enquanto cada vez mais Estados adiam as primárias para junho.

“Nesse clima de incerteza, acreditamos que o enfoque mais inteligente é dar um tempo extra para monitorar como a situação evolui para que possamos posicionar melhor nosso partido em uma convenção segura e bem-sucedida”, informou Joe Solmonese, chefe do Comitê da Convenção Nacional Democrata, em uma declaração. Os próximos passos, disse, serão dados com base nas recomendações feitas pelos profissionais de saúde e dos serviços de emergência. A convenção nacional é fundamental não apenas porque os delegados votam em seu candidato, mas também pela cobertura midiática de que é objeto, o que se traduz em um impulso ao programa presidencial do vencedor.

É tradição que o partido que não está governando realize a convenção nacional antes da formação do presidente. O dia 17 de agosto, a nova data da convenção democrata, é uma semana antes da reunião que os republicanos farão em Charlotte (Carolina do Norte) para anunciar formalmente a nomeação de Trump, que não tem adversários. O presidente disse na semana passada que “não havia como” cancelar a convenção republicana. A presidenta do Comitê Nacional Republicano, Ronna McDaniel, prometeu recentemente que a convenção acontecerá e que estavam avançando nos detalhes “a toda velocidade”. Durante a crise do coronavírus Trump atingiu seu nível mais alto de popularidade desde que chegou à Casa Branca, de acordo com a mais recente pesquisa do Gallup.

O presidente controla o ciclo de notícias com entrevistas coletivas diárias sobre as novas medidas para conter o surto. Para enfrentar essa nova realidade, Biden montou um estúdio de televisão em sua casa, em Wilmington, Delaware, para conceder entrevistas e entregar mensagens em tom presidencial sobre como lidaria com a crise. Algo semelhante à estratégia de Sanders, que aproveitou a contingência para defender vigorosamente sua proposta de um plano de saúde universal para os norte-americanos. O ex-vice-presidente tem mais de 300 delegados de vantagem em relação a Biden e as pesquisas indicam que nos Estados que ainda não votaram o favoritismo de Biden se repetirá. Mas o veterano socialista não demonstrou ter planos para desistir da corrida.

“Por que o senhor continua na corrida?”, perguntou a apresentadora Whoopi Goldberg a Sanders na quarta-feira no programa The View. “A última coisa que ouvi é que as pessoas em uma democracia têm o direito de votar e têm o direito de votar na agenda que acreditam que pode funcionar para os Estados Unidos, especialmente neste momento muito, muito difícil”, respondeu o senador. “Estamos avaliando nossa campanha, de fato, para onde queremos avançar, mas as pessoas em uma democracia têm o direito de votar”, reiterou.

Pelo menos sete Estados adiaram suas primárias para 2 de junho, tornando a data a segunda com o maior número de delegados em jogo depois da Super Terça. Por enquanto, 10 Estados e o Distrito de Columbia deverão ir às urnas naquele dia. Isto significa que, se houver um favorito indiscutível, também se saberá mais tarde, e o vencedor terá menos tempo para fazer campanha como candidato único da formação.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_