A jornalista Gabriela Cañas assume a presidência da agência de notícias espanhola Efe

Cañas será a primeira mulher a presidir o órgão público em seus oitenta anos de história

A jornalista Gabriela Cañas.
A jornalista Gabriela Cañas.carlos rosillo

Mais informações

A jornalista Gabriela Cañas vai substituir Fernado Garea como nova presidente da agência de notícias espanhola Efe. Jornalista e escritora, Cañas é a primeira mulher a presidir a agência estatal em seus oitenta anos de história.

Gabriela Cañas é formada pela Universidade Complutense e fez seu primeiro trabalho como repórter no Diario de Cádiz e Informaciones. Ele desenvolveu a maior parte de sua carreira no jornal El PAÍS, onde foi chefe das seções de Madri e Sociedade, correspondente em Bruxelas e Paris e editorialista. Atualmente é diretora adjunta da Escola de Jornalismo UAM-El PAÍS.

Ao contrário da eleição do presidente da rede de rádio e televisão espanhola RTVE, que precisa de aprovação das Cortes do país, a nomeação do presidente da Efe não requer o apoio do Parlamento.

Garea, que assumiu o cargo em julho de 2018 após a chegada de Pedro Sánchez a La Moncloa, enviou uma carta aos trabalhadores da agência para informá-los da decisão do Governo sobre sua saída. Na despedida, destaca que “a Efe pertence à sociedade como um todo”. Também observa que “uma agência de notícias pública não é uma agência de notícias do Governo, nem mesmo uma agência oficial”.

Em sua carta de despedida, Garea diz ainda que, quando chegou ao cargo, iniciou uma profunda reforma que resultou na criação da seção Efeminista, do Plano de Igualdade e do Conselho Editorial, dentre outras ações que visaram a modernização e maior rentabilidade da marca.

Também enfatizou o apoio que recebeu de todos os partidos políticos como presidente da agência: "Em 2018, pedi apoio expresso de todos os partidos à minha nomeação e consegui. Meses depois, consegui que todos assinassem um documento comprometendo-se a promover a eleição parlamentar dos presidentes da Efe, porque considero que a redução do Estado na agência é essencial ".

A Efe é a primeira agência de notícias em espanhol e a quarta no mundo. Está presente em 180 cidades em 120 países e distribui quase três milhões de notícias por ano nas diferentes mídias: texto, fotografia, áudio, vídeo e multimídia, que alcançam diariamente mais de dois mil meios de comunicação em todo o mundo.

O mais visto em ...Top 50