_
_
_
_
_

Pelé passa por cirurgia para retirar tumor, e se recupera bem: “Estou acostumado a grandes vitórias”

Ex-jogador informou sobre o procedimento realizado no último sábado através do Instagram. Hospital confirma que o rei do futebol passa bem e deve deixar a UTI nesta terça-feira

Pelé
Pelé durante as gravações de documentário que estreou em 2021 na Netflix.Reprodução/Netflix
Diogo Magri
Mais informações
Com a seleção brasileira, Pelé ganhou três das quatro Copas que jogou.
Pelé encara seus dilemas com a ditadura na Netflix
SANTOS , BRAZIL - MAY 17: (EXCLUSIVE COVERAGE) Brazilian football legend Pele poses in during a visit at stadium Vila Belmiro on May 17, 2014 in Santos, Brazil. (Photo by Friedemann Vogel/Getty Images)
Uma tarde com Pelé: o Rei só fala sobre pais, filhos e legados
Michael Jordan Pelé racismo política
Michael Jordan e Pelé evitaram o ativismo, mas foram enormes agentes políticos

Edson Arantes do Nascimento, o mundialmente conhecido Pelé, passou por uma cirurgia no último sábado, 4 de setembro, para remover um tumor suspeito no cólon direito. A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo próprio ex-jogador por meio de seu perfil oficial no Instagram. A postagem nas redes sociais foi feita após seu empresário, Joe Fraga, confirmar que Pelé está internado há seis dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para fazer seu check-up anual. Segundo o hospital, o jogador se recupera bem e tem previsão para deixar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nesta terça, dia.

“Meus amigos, muito obrigado pelas mensagens de carinho. Eu agradeço a Deus por estar me sentindo muito bem (...) No último sábado fui submetido a uma cirurgia de retirada de lesão suspeita no cólon direito. O tumor foi identificado na realização dos exames que mencionei na última semana”, publicou em seu perfil. “Felizmente, estou acostumado a comemorar grandes vitórias ao lado de vocês. Vou encarar mais essa partida com um sorriso no rosto, muito otimismo e alegria por viver cercado de amor dos meus familiares e amigos”, finalizou.

Pelé foi internado na semana passada para fazer exames de rotina, que realiza anualmente. Os médicos constataram a “lesão suspeita” no cólon durante a bateria de exames e optaram pela retirada do tumor através de cirurgia no sábado. O empresário Joe Fraga, braço-direito de Pelé, já havia tranquilizado os fãs ao comentar sobre o estado de saúde do ex-jogador. “Ele passa por uma bateria de exames de sangue, um check-up, colonoscopia, etc. É muito mais do que apenas testes físicos. Ele não faz todos [os exames] em um dia”, declarou. Fraga é CEO da Sports 10, empresa que detém os direitos globais da marca do rei do futebol, e o conhece há 20 anos.

Em boletim médico divulgado às 15h desta segunda-feira, o Hospital Albert Einstein confirma que Pelé passa bem e prevê sua transferência da UTI para o quarto nesta terça, 7 de setembro. “O paciente Edson Arantes do Nascimento foi submetido, no último sábado (4), a uma cirurgia de retirada de lesão suspeita no cólon direito, no Hospital Israelita Albert Einstein. O tumor foi identificado durante a realização de exames cardiovasculares e laboratoriais de rotina e o material foi encaminhado para análise patológica. O paciente, que passa bem, está em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e a previsão é que seja transferido para o quarto nesta terça-feira (7)”, confirma a nota.

A última vez que Pelé havia publicado em seu Instagram, no dia 31 de agosto, já foi para desmentir boatos acerca de seu estado de saúde. “Pessoal, eu não desmaiei e estou muito bem de saúde. Fui fazer meus exames de rotina, que não havia conseguido fazer antes por causa da pandemia. Avisem que eu não jogo no próximo domingo!”, brincou nas redes sociais. Os exames mencionados foram os responsáveis por detectar o tumor no cólon.

Pelé passou por alguns problemas de saúde durante os últimos anos que restringiram suas aparições em público. Fez cirurgias no quadril que dificultam sua locomoção e teve que retirar pedras dos rins —ele não possui um dos órgãos desde a década de setenta, quando precisou removê-lo após uma pancada que levou jogando nos Estados Unidos. Seu filho Edinho chegou a dizer que o rei estava deprimido pelas limitações da saúde e teve o quadro piorado pelo isolamento necessário na pandemia. Pelé faz 81 anos no próximo dia 23 de outubro.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_