UEFA rejeita iluminação nas cores do arco-íris no jogo entre Alemanha e Hungria por “motivação política”

A entidade considera que se trata de um protesto político e propõe outras datas que coincidam com a celebração do orgulho gay em Munique

O Allianz Arena, iluminado com a bandeira LGBTI.
O Allianz Arena, iluminado com a bandeira LGBTI.efe

A UEFA decidiu, por fim, que a Allianz Arena em Munique não poderá ser iluminada com as cores da bandeira LGTBI durante o jogo entre Alemanha e Hungria, na última etapa da fase de grupos da Eurocopa, que será disputada nesta quarta-feira. A entidade descartou o pedido do prefeito da cidade, o social-democrata Dieter Reiter, e proibiu a iniciativa “por ser motivada por uma decisão política”. O Governo húngaro, de Viktor Orbán, aprovou uma norma que proíbe, entre outras coisas, falar sobre homossexualidade nas escolas. Essa legislação foi qualificada de “homofóbica” pela oposição progressista, por ONGs internacionais e pelo Governo alemão, entre outros.

Mais informações
FILE - In this Nov. 29, 2020, file photo, Las Vegas Raiders defensive end Carl Nassib leaves the field after an NFL football game against the Atlanta Falcons in Atlanta. Nassib on Monday, June 21, 2021, became the first active NFL player to come out as gay. Nassib announced the news on Instagram, saying he was not doing it for the attention but because “I just think that representation and visibility are so important.” (AP Photo/John Bazemore, File)
Carl Nassib se torna o primeiro jogador em atividade do futebol americano a declarar sua homossexualidade
Hungarian Prime Minister Viktor Orban attends the UEFA EURO 2020 Group F football match between Hungary and Portugal at the Puskas Arena in Budapest on June 15, 2021. (Photo by Laszlo Balogh / various sources / AFP)
Ultradireitista Orbán desafia UE com lei que proíbe falar sobre homossexualidade nas escolas da Hungria
-FOTODELDÍA- BAKU, 10/06/2021.- Las camisetas de las selecciones de Francia, España, Suecia, Suiza y Escocia aparecen tendidas en una calle de Baku este jueves. La Eurocopa tendrá lugar desde el día 11 de junio al 11 de julio. EFE/JEAN-CHRISTOPHE BOTT
Eurocopa 2021: Onde e como assistir aos jogos no Brasil

Mas a UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) lembra que “é uma organização política e religiosamente neutra” e, portanto, “dado o contexto político do pedido (uma mensagem dirigida a uma decisão do Parlamento nacional húngaro), deve rejeitá-la”.

Em seu comunicado, a entidade argumenta que há muitos anos luta pela causa LGBTI e que o problema é que a iluminação corresponde a um protesto contra uma decisão política, e não a um gesto de apoio a essa comunidade. “A UEFA entende que a intenção é também enviar uma mensagem para promover a diversidade e inclusão”, afirma em seu comunicado. E, consequentemente, a UEFA propôs datas alternativas para a iluminação que melhor se alinhem com os eventos existentes “, explica. A UEFA sugeriu iluminar a Allianz Arena com as cores do arco-íris no dia 28 de junho, dia em que a Revolta de Stonewall é comemorada, ou entre 3 e 9 de julho, que é a semana do orgulho gay em Munique.

A UEFA encerrou também um processo aberto contra o capitão da equipe alemã, Manuel Neuer, por usar a braçadeira com a bandeira do coletivo LGBTI. Na ocasião, a entidade considerou que a braçadeira se relacionava com uma “boa causa” e não aplicou nenhuma sanção ao goleiro. O Governo húngaro tachou, na segunda-feira, de “nocivos e perigosos” os planos da Prefeitura da capital da Baviera.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Tendo em vista a proibição da UEFA de iluminar a Allianz Arena com as cores do arco-íris nesta quarta-feira, outros estádios alemães, em Frankfurt e Colônia, vão adotar essa iniciativa, segundo informaram representantes do FC Cologne e do Eintracht.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS