_
_
_
_
_

Debandada dos investidores da GameStop põe à prova a guerrilha dos fóruns do Reddit

A capacidade de resistência dos pequenos investidores se enfraquece, com a empresa de videogame beirando uma queda de 40% na Bolsa de Valores de Nova York

Corretor trabalha na segunda-feira na Bolsa de Wall Street, em Nova York (Estados Unidos).
Corretor trabalha na segunda-feira na Bolsa de Wall Street, em Nova York (Estados Unidos).EFE
Álvaro Sánchez
Mais informações
Operadores de Wall Street, el pasado viernes.
Ativista do Reddit adverte a Wall Street: “É uma guerra de classes, estou disposto a perder o que investi”
GAMESTOP
Rebelião de investidores amadores coloca Wall Street contra as cordas

Os humores dos mercados se tornaram mais mutáveis do que as estações do ano: a primavera dos fóruns que catapultou as ações da empresa de videogames GameStop, a rede de cinemas AMC e a tecnológica BlackBerry pode dar lugar a um inverno que esvazie o ímpeto dos pequenos investidores agrupados no fórum WallStreetBets, no Reddit, pelo ritmo em que as ações caem e as contas correntes perdem zeros.

Os últimos pregões acumulam importantes quedas nas apostas no mercado de ações que os tornaram célebres, com a GameStop e a AMC caindo nesta terça-feira em torno de 40%, o que aumentou as dúvidas entre seus membros. Tanto no fórum como nos recentes grupos do Telegram e perfis do Twitter aos quais estenderam seus tentáculos, aproveitando a notoriedade, e que congregam mais de dez milhões de seguidores, ressoa uma palavra que pede que não se deixem levar pelo pânico: “Hold! Hold!” (manter). É acompanhada por um dos lemas sagrados do grupo: mãos de diamante, expressão com que apelam à calma em meio a variações vertiginosas de preços. Poucos atendiam ao pedido nesta terça-feira, uma debandada clássica. Quem investiu o equivalente a 10.000 euros (65.000 reais) no pico de valor da GameStop na semana passada tem hoje cerca de 3.000 euros (19.500 reais).

Apesar do salve-se quem puder, os mais otimistas, ainda lambendo as mãos pelo embate sem precedentes que fez fundos de hedge de Wall Street perderem bilhões, insistem que haverá novas oportunidades. Será a nova normalidade ver os pequenos se tornarem mais um player no mercado, ou é apenas nuvem passageira? David Pascual Ezama, professor da Universidade Complutense, especialista em comportamento econômico, não prevê um grande futuro para eles. “Se existem grandes fundos que se organizam para quebrar empresas e jogá-las no chão, seria sensacional que houvesse um movimento social digital que se organizasse para fazer o contrário, para dar valor às empresas que são atacadas pelos fundos de hedge. Mas estou pessimista quanto a isso. Talvez no curto prazo. Talvez de vez em quando, mas os poderes constituídos se encarregarão de que os políticos legislem para impedir esses movimentos contra seus interesses especulativos.”

Este fenômeno vai perdurar?

Geraldine Sundstrom, da PIMCO, acha que não está claro por quanto tempo a comoção e os tremores secundários continuarão. A gestora de fundos, uma das maiores do mundo, alerta que o golpe dos ativistas de fóruns não se limita ao pequeno grupo de ações que eles colocaram como alvo, mas que houve efeitos colaterais em todo o mercado. “Os vendedores a descoberto, quando se deparam com tamanhas perdas e um único item do portfólio estoura o capital de seu fundo, não têm escolha a não ser liquidar outras partes do portfólio para obter dinheiro e cobrir as perdas.” Isso provocou uma onda de vendas de ações sem motivo algum a não ser proporcionar liquidez para os fundos de hedge. Além disso, os investidores mais conservadores saíram do mercado em razão da volatilidade, o que desencadeou novas vendas.

As redes sociais estão na mira. Foram usadas para acender o pavio de movimentos políticos muito diversos. A Primavera Árabe, os indignados espanhóis, os protestos contra o presidente turco Erdogan e as revoltas de rua no Brasil para exigir melhores serviços públicos são alguns exemplos. Elas também serviram para coordenar ações de boicote, como a que teve como alvo Donald Trump em um comício em Oklahoma, cujos assentos foram reservados online por usuários do Tik Tok e fãs de K-pop sem intenção de comparecer. Apenas para deixar o então presidente falando para um auditório semivazio.

Até agora os usuários da rede tinham andado nas pontas dos pés ao passar pelo setor financeiro. Os fóruns de bolsas de valores existem há anos como um ponto de encontro onde pequenos investidores trocam ideias e aprendem uns com os outros. Mas nunca haviam lançado uma ação coordenada dessa magnitude. Dois fatores foram essenciais para seu sucesso. Primeiro, o tamanho: nem todo fórum é capaz de mover uma ação. O WallStreetBets, com mais de oito milhões de membros, pode. E, segundo, o alvo escolhido: qualquer tentativa de mudar a cotação de gigantes como Apple, Amazon ou Google culminaria em um fracasso retumbante, mas a forte presença de fundos de hedge na GameStop fez com que a investida provocasse uma debandada para cortar as perdas que foi decisiva para os propósitos dos ativistas do fórum.

O espanhol Enrique Moris, de 27 anos, trader profissional que ministra cursos sobre Bolsa, foi um dos que aproveitaram a volatilidade para fazer negócios day trade na GameStop, nos quais diz ter retirado mais de 3.000 euros. Acha que esses grupos continuarão alterando o mercado? Chegaram para ficar como uma longa dor de cabeça para os investidores de fundos de hedge? “Na minha opinião, há argumentos para pensar que sim e não. Por um lado, o fenômeno GameStop fez muitas pessoas se organizarem para tentar aplicar nas ações, e elas continuarão tentando, apesar de todas as barreiras que possam ser colocadas pela SEC [o regulador do mercado nos Estados Unidos] ou a broker Robinhood ao bloquear as compras. Viram que ganharam muito dinheiro e isso vai causar um efeito de empate. Por outro lado, este caso ocorreu em um cenário específico em que havia grande número de fundos especuladores que apostavam a descoberto contra a GameStop. E como consequência de tudo o que foi organizado no Reddit, vários desses fundos anunciaram que não vão publicar ou operar mais a descoberto. Um cenário tão idílico para germinar de novo só vai ocorrer em poucas ocasiões porque os grandes fundos institucionais serão mais cuidadosos se possível com tudo o que fizerem.”

As mudanças de humor do mercado são abruptas. Depois da euforia com a vitória na bolsa, as dúvidas agora afloram. E no Reddit tentam evitar que o pânico se torne o próximo sentimento no ciclo de fortes emoções instigado pelo peculiar exército de pequenos investidores que se tornou o pesadelo de Wall Street, simplesmente aplicando suas economias ao mesmo tempo em que trabalham online ou permanecem reclusos em casa por causa da pandemia.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_