_
_
_
_
_

Elon Musk, a mente por trás do SpaceX, transforma sua vida em um espetáculo

No auge do seu sucesso, o empresário transforma sua intimidade em material para a mídia de celebridades, enquanto se torna a voz antiquarentena em meio à pandemia

Elon Musk, durante uma conferência em Washington em 9 de março.
Elon Musk, durante uma conferência em Washington em 9 de março.Win McNamee (Getty Images)

O mês de maio de 2020 poderia entrar para a história de Elon Musk como os dias em que Elon Musk foi mais Elon Musk do que nunca na vida. Ao menos nas suas duas facetas públicas: a de empresário e a de celebridade. O empresário fez história nesta semana ao lançar ao espaço o primeiro foguete tripulado privado. Seu sonho de popularizar o carro elétrico de luxo bate recordes na Bolsa. Já a celebrity Musk teve um filho e fez a Internet inteira brincar de pronunciar o nome dele. Tudo em meio a uma pandemia na qual virou profeta antiquarentena e praticamente a única personalidade pública fora da Fox News com quem Donald Trump concorda.

Mais informações
A SpaceX Falcon 9, with NASA astronauts Doug Hurley and Bob Behnken in the Dragon crew capsule, lifts off from Pad 39-A at the Kennedy Space Center in Cape Canaveral, Fla., Saturday, May 30, 2020. For the first time in nearly a decade, astronauts blasted towards orbit aboard an American rocket from American soil, a first for a private company. (AP Photo/David J. Philip)
SpaceX coloca dois astronautas em órbita e realiza um feito na corrida espacial privada
Police in riot gear keep protesters at bay in Lafayette Park near the White House in Washington, U.S. May 31, 2020.  Picture taken May 31, 2020. REUTERS/Jonathan Ernst
EUA é tomado por protestos antirracismo e até a Casa Branca é cercada

Musk cultiva há pelo menos uma década a imagem de gênio louco. É a mente por trás da Tesla, SpaceX e Hyperloop, projetos grandiosos que fazem sonhar com um futuro tecnológico. Seus próximos projetos são enviar naves tripuladas a Marte e desenvolver implantes cerebrais que permitam mover objetos com a mente. Essa dedicação é combinada com uma imagem de homem que diz o que pensa, doa a quem doer, a todo momento e diante de qualquer público. Em princípio, é uma forma de ser incompatível com o cargo de CEO. Musk deu um jeito de conduzir as duas coisas, nem sempre de forma equilibrada. É difícil adivinhar até que ponto é intencional sua espontaneidade e suas saídas de tom. Nos últimos anos, encontrou uma audiência mundial através da sua conta no Twitter.

O ano de 2020 não podia ter começado melhor para o Musk empresário. Após anos de sofrimento, em fevereiro as ações da Tesla chegaram pela primeira vez a 900 dólares. Musk está saboreando um grande triunfo contra os agoureiros. Nesta semana, concretizou o projeto mais ambicioso da sua vida: pôr um foguete espacial privado na plataforma de lançamento. A cápsula Dragon Crew, impulsionada pelo foguete Falcon9 da SpaceX, decolou no sábado da Flórida rumo à Estação Espacial Internacional, após um adiamento de três dias por causa do mau tempo. Musk estava ali, na base espacial do Cabo Canaveral, fazendo as funções de mestre de cerimônias e recebendo o presidente Trump.

Justamente quando o lado empresário estava no auge do seu sucesso, o lado celebridade voltou com força máxima. Na sexta-feira, 1º de maio, tuitou: “Vou vender todas as minhas posses físicas. Não terei casa”. A seguir: “Minha namorada, a Grimes, está braba comigo”. Musk vive numa mansão de 30 milhões de dólares (160 milhões de reais) em Bel-Air (Los Angeles), com 7 quartos e 11 banheiros. Comprou outras quatro casas ao redor e estão todas conectadas. Além disso, tem uma mansão no bairro de Hillsborough, perto de San Francisco, do mesmo preço que a de Bel-Air. Dias depois desse anúncio, pôs todas à venda num portal imobiliário por um preço conjunto de 100 milhões de dólares (530 milhões de reais). “Só uma condição sobre a venda”, informou: o comediante Gene Wilder viveu em uma dessas casas, a qual “não pode ser demolida nem descaracterizada”.

Musk aprofundou o pensamento por trás desta decisão numa entrevista ao radialista Joe Rogan. “O que é mais importante? Marte ou uma casa?”, questionou. “Dedicar tempo a construir uma casa, mesmo se for uma casa realmente maravilhosa, não é um bom uso do tempo em comparação a desenvolver os foguetes para ir a Marte e ajudar a resolver a energia sustentável”. Em um nível mais mundano, acrescentou que tinha muitas casas e na verdade não passa tanto tempo nelas.

Em 4 de maio, uma admiradora lhe perguntou pelo Twitter como ia a gravidez da sua namorada, a cantora Grimes, de 32 anos, com quem se relaciona há dois. Em questão de horas, Musk confirmou que tinha sido pai de um menino, e o mundo tinha uma foto dele. É o sexto filho de Musk, de 48 anos, que tem cinco de um casamento anterior, e o primeiro de Grimes. O bebê nasceu em 4 de maio, data em que a Internet pop celebra o dia de Star Wars com o lema maythe4th (“4 de maio”, que em inglês soa como “que a força...”, a fala mais recordada do filme). A confluência de referências pop galácticas já era saborosa por si só. Porém o mais suculento estava por vir.

Elon Musk y Grimes
Elon Musk e sua namorada, Grimes, durante a festa do MET em Nova York, em maio de 2018.Kevin Mazur/MG18 (Getty Images for The Met Museum/)

O menino se chamaria X Æ A-12. Assim mesmo. Na entrevista a Joe Rogan, Musk tentou explicar sem rir como se pronunciava o nome do rebento (“xis-e-a-doze”). Depois, o casal precisou trocar o nome no registro civil. As leis da Califórnia não permitem o uso de algarismos. Agora se chama X Æ A-XII. A própria mãe cometeu um erro ao explicar no Twitter todas as referências por trás dessa combinação.

A oposição às medidas de confinamento parecia uma espécie de brincadeira no começo. Coisas de Musk. Com os dias e as semanas, deixou claro que não é só uma piadinha. Musk realmente acredita que o mundo está exagerando diante da pandemia e realmente acredita que a economia deveria reabrir e que as pessoas deveriam ter a liberdade de viverem como quiserem, assumindo seus riscos. No fim de semana de 12 de maio, frustrado com o veto das autoridades do condado de Alameda (baía de San Francisco) à reabertura da fábrica da Tesla em Fremont, devido às medidas contra o coronavírus, ameaçou abri-la na marra e ser detido pela polícia se fosse necessário. Acabou chegando a um acordo com as autoridades.

Neste período, vem tuitando contra as autoridades pela liberdade de movimentos, o hino norte-americano verso por verso e uma críptica mensagem dizendo que as ações de sua própria companhia estão caras demais. A conta de Elon Musk no Twitter virou um show gratuito por si mesma. Quanto isso levará para interferir no seu sucesso é algo que não se sabe. Todos atentos ao celular dele.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_