_
_
_
_
_

Conselho Europeu respalda o lançamento de um plano de reconstrução continental

Comissão se compromete a desenvolver um projeto de orçamentos comunitários que inclua um ambicioso pacote de ajudas

Vários presidentes e primeiros-ministros da UE durante a reunião por videoconferência do Conselho Europeu, nesta quinta-feira.
Vários presidentes e primeiros-ministros da UE durante a reunião por videoconferência do Conselho Europeu, nesta quinta-feira.Ian Langsdon/Pool/Bestimage (GTRES)
Mais informações
A man, wearing a protective face mask, passes by a closed cafe in Paris as a lockdown is imposed to slow the rate of the coronavirus disease (COVID-19) in France, April 20, 2020.  REUTERS/Charles Platiau
Anatomia de uma (difícil) recuperação econômica
Una bomba petrolífera en funcionamiento al amanecer cerca de la población tejana de Midland, Estados Unidos.
Petróleo dos Estados Unidos é cotado em valor negativo após maior queda de sua história
El presidente del Gobierno español, Pedro Sánchez, habla con la canciller alemana Angela Merkel en la cumbre de líderes de la UE el pasado octubre.
União Europeia abre caminho para acordo histórico sobre fundo anticrise

Sinal verde para o Programa Europeu de Reconstrução que deve servir para lutar contra a crise desatada pelo coronavírus. Mas pouca clareza, por enquanto, sobre os detalhes definitivos desse plano. A cúpula europeia realizada por videoconferência nesta quinta-feira respaldou a criação de um Fundo de Recuperação ligado ao orçamento plurianual da União Europeia.

As discrepâncias entre os sócios sobre o montante e distribuição desse fundo continuaram evidentes durante a reunião. Mas o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, mostrou-se “otimista” depois do encontro virtual, porque percebe “um sentido de urgência” e “uma grande vontade política de trabalharmos juntos e chegarmos a compromissos”.

A Comissão Europeia, Poder Executivo da UE, presidida por Ursula Von der Leyen, comprometeu-se a apresentar o projeto do fundo nas próximas semanas. Fontes comunitárias informam que a primeira proposta poderia estar pronta antes de 6 de maio. O princípio de acordo representa o tiro de largada para um programa que, segundo os cálculos de Bruxelas, deveria mobilizar em torno de 1,5 trilhão de euros (8,88 trilhões de reais, um valor próximo a todo o PIB brasileiro).

Michel obteve o acordo dos 27 Governos para estabelecer um Fundo de Recuperação após quatro horas de uma videoconferência em que o ambiente entre os líderes era muito menos crispado que em 27 de março. Naquela videoconferência, a maioria dos sócios resistia a uma intervenção maciça, e os primeiros-ministros da Espanha, Pedro Sánchez, e da Itália, Giuseppe Conte, tiveram que insistir numa resposta comum mais ambiciosa.

Na videoconferência desta quinta-feira, a quarta desde o começo da pandemia da Covid-19, o tom foi muito mais construtivo, segundo fontes diplomáticas. E, apesar das diferenças, aceitou-se o lançamento de um plano de recuperação que deverá concretizar-se nas próximas semanas. “Hoje, todos decidimos trabalhar em um fundo de recuperação específico, necessário e urgente, dedicado aos efeitos da crise da Covid 19”, afirmou Michel depois da cúpula.

A Comissão Europeia se encarregará agora de avaliar as necessidades financeiras após verificar o dano sofrido pelos diferentes setores econômicos. Só na área de turismo, Bruxelas calcula que poderiam ser necessários mais de 300 bilhões de euros (1,78 trilhão de reais) para recuperar a atividade prévia à paralisia da economia no continente.

O montante total do futuro fundo ainda está por decidir. Espanha, França e Itália defenderam que deveria chegar a 1,5 trilhão de euros, cifra que coincide com as estimativas da Comissão Europeia. Fontes diplomáticas relataram que o debate durante a videoconferência não se centrou em cifras concretas. Mas, de maneira significativa, a chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, reconheceu durante a cúpula que a intervenção deverá ser “enorme” e mencionou como ponto de partida a quantia de um trilhão de euros.

Já os sócios do norte, com os Países Baixos à frente, clamaram por contenção e insistiram, sobretudo, em que a injeção de capital seja canalizada com empréstimos reembolsáveis, sem nenhuma ajuda a fundo perdido.

Pendentes da batalha dos detalhes

A batalha pelos detalhes deverá ser complicada e poderia levar semanas ou meses para ser concluída, especialmente quanto à divisão entre empréstimos e subvenções. Von der Leyen disse depois da cúpula que se buscará “um equilíbrio correto entre empréstimos e subsídios”, o que aponta para uma decisão salomônica para contentar ambos os lados. Fontes comunitárias afirmam que pelo menos 40% do fundo seria na forma de subvenções a fundo perdido. Além disso, 10% poderiam ser usados para alavancar outros recursos que também se traduziriam em recursos não reembolsáveis e completados com investimento privado.

Em todo caso, o grande avanço da quarta cúpula da Covid-19 é que a UE aceite que já não pode mais enfrentar o impacto econômico da mortífera pandemia como uma mera crise para a qual as receitas habituais servem.

Depois de várias semanas de hesitações e uma tentativa de conter o problema com emplastros de emergência, como a aceleração dos recursos estruturais, a União embarca agora em uma operação de resgate em nível europeu inédita na história do bloco continental.

Há apenas duas semanas, os líderes do Conselho pareciam viver em mundos paralelos. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, e seus aliados (Áustria, Dinamarca, Suécia e Finlândia) se negavam inclusive a contemplar uma linha de crédito incondicional para o gasto sanitário através do Mecanismo Europeu de Estabilidade (Mede). No outro extremo da mesa, a Espanha e sobretudo a Itália apostavam nos chamados eurobônus, que nem chegaram a ser discutidos.

A virulência da pandemia (que custou mais de 100.000 vidas na Europa) e o brutal descalabro econômico (a presidenta do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, advertiu durante a cúpula que o PIB da zona euro pode cair até 15% neste ano) obrigou os membros do Conselho a moderarem suas respectivas posições e a procurarem um terreno de entendimento.

O primeiro passo foi o acordo do Eurogrupo do último dia 9, ratificado nesta quinta-feira pela cúpula. Mas todos os analistas reconheciam que aquele pacote (de 540 bilhões de euros, entre empréstimos do Mede e da Comissão, mais avais geridos pelo BEI) era pouco mais que uma rede de segurança para os primeiros meses da crise.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_