O que diz a crítica do EL PAÍS sobre os nove indicados ao Oscar 2020 de melhor filme
Indicado em 11 categorias, ‘Coringa’ chega como favorito a levar a estatueta mais disputada, mas tem como adversários ‘O Irlandês’ e ‘Era uma vez em... Hollywood’, com dez indicações cada
O Oscar 2020 se aproxima sem um favorito óbvio para levar a estatueta mais cobiçada de Hollywood. Colecionar o maior número de indicações já não é a garantia de sair premiado do palco do Dolby Theatre na noite deste domingo, 9 de fevereiro, embora as 11 nomeações de o Coringa —e a coleção de prêmios que Joaquin Phoenix vem ganhando por aí— coloquem o thriller de Todd Phillips na dianteira da disputa. Mas o Joker tem pela frente adversários fortes: Era uma vez em... Hollywood, de Quentin Tarantino, e O Irlandês, de Martin Scorsese, tem dez indicações cada e a direção de cineastas queridos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Por outro lado, se concretizada a profecia do Globo de Ouro, o drama de guerra 1917 (Sam Mendes) chega fortalecido por ter levado o prêmio principal na cerimônia que antecede os Oscars.
Nas últimas duas edições, A forma da água e Roma chegaram à premiação com mais indicações que seus rivais e apontadas por todos os prognósticos como favoritas. A primeira ganhou, mas a segunda saiu derrotada pelo azarão Green Book. Para a 92ª do Oscar, poucos se atrevem a apostar com a certeza de que acertarão no prognóstico. Ganhará o filme com maior número de indicações, o pouco conhecido Ford v Ferrari, o sul-coreano Parasita —indicado tanto a Melhor Filme como a Melhor Filme Estrangeiro, que poderia quebrar pela primeira vez a barreira do idioma nos Oscars—, ou o cultuado História de um casamento?
Não vamos nos arriscar a fazer um palpite certeiro. Mas, a seguir, listamos a opinião dos nossos jornalistas e críticos de cinema sobre os nove indicados ao Oscar 2020 de Melhor Filme para, quem sabe, poder ajudá-los a arriscarem uma aposta num bolão. A cerimônia de entrega das estatuetas começa às 22h (horário de Brasília) e terá a cobertura em tempo real do EL PAÍS.