_
_
_
_
_

Itália se prepara para conviver com o coronavírus

Governo projeta um calendário segundo o qual nada começará a mudar pelo menos até o início de maio

Trabalhador limpa a Piazza del Campo, em Siena, na Itália.
Trabalhador limpa a Piazza del Campo, em Siena, na Itália.EFE
Daniel Verdú

O manual de instruções desta crise, que a Itália escreve enquanto desmonta o artefato, aponta que o pior já passou. Neste domingo, os dados sobre a situação da propagação do coronavírus se estabilizaram e os novos contágios passaram para 4.316, quase 500 a menos do que o registrado no dia anterior (4.805). Um panorama que concede um respiro para a Itália, que soma um total de 128.948 casos confirmados. É hora de projetar o futuro. O Governo considera que o isolamento social chegou ao ponto máximo e já prepara o calendário para a saída do confinamento e a reabertura do país. Um processo mais longo do que o Executivo declara, estruturado em três fases. A primeira, a da localização e estabilização do problema, vai entrar na reta final. Depois virá a de uma longa convivência com o coronavírus e, finalmente, um terceiro estágio no qual sua presença deveria ser erradicada. Para isso ainda faltam muitos meses. E os especialistas que assessoram o Executivo alertam que as epidemias nunca ocorrem em uma única onda. O inverno de 2020 será muito longo.

Mais informações
Un miembro del colectivo de graffiti senegalés RBS CREW pinta murales informativos para que los ciudadanos que no saben leer sepan cómo detener la propagación del coronavirus.
AO VIVO | Últimas notícias sobre o coronavírus no Brasil e no mundo
Rome (Italy), 04/04/2020.- To fight the Coronavirus Italian police use vehicles equipped with water cannons to clean the streets Rome at the Colosseum, Rome, Italy, 4 April 2020. Countries around the world are taking increased measures to stem the widespread of the SARS-CoV-2 coronavirus which causes the Covid-19 disease. (Italia, Roma) EFE/EPA/CLAUDIO PERI
Itália detectou há um mês o primeiro contágio local da Covid-19. Agora vive a pior crise desde 1945
Ataúdes en una iglesia en Seriate (Italia).
Itália pagou preço alto ao resistir a medidas de isolamento social para conter coronavírus

O calendário é incerto. O último decreto adia até 13 de abril o debate sobre a reabertura. Mas ninguém dúvida que o adiamento será mais longo. Maio é o horizonte para as primeiras frestas de luz. Walter Ricciardi, membro do comitê executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e principal consultor do Ministério da Saúde, acredita que a normalidade só chegará com uma vacina. “Mas não podemos ficar todos trancados indefinidamente até que o ano termine. Precisamos encontrar um modelo que permita mover setores como a agricultura. Caso contrário, o que comeremos? Alguns circuitos produtivos devem poder ser postos em andamento. E atenção, esta não é a fase de tomar cerveja com os amigos, não é o momento para shows e danceterias. Só teremos uma proximidade como a de antes da crise com a vacina ou com uma terapia forte que nos dê a certeza da cura. Estamos falando de reabrir fábricas com um cuidadoso distanciamento.” Ninguém sabe quando essa fase chegará. Os números são melhores hoje, principalmente os de internações na UTI e óbitos. As estimativas feitas pelo Instituto Einaudi de Economia e Finanças, baseadas nesses números diários divulgados pela Defesa Civil, e levando em conta que poderiam ser pouco precisos (menores que a realidade), apontam três datas para esse momento: 5, 9 e 16 de maio. Depende das regiões. Nas previsões mais otimistas, Ligúria, Basilicata e Úmbria, por exemplo, poderia ser em 7 de abril. Em regiões como a Lombardia, no entanto, será preciso esperar até 22 de abril, e na Toscana não chegaria antes de 5 de maio.

O plano de médio prazo é ativar uma onda massiva de testes para determinar quem já superou a doença e tem anticorpos durante alguns meses para retomar a vida normal. Aqueles que sofreram um contágio poderão fazer isso antes. Esse é o caminho já escolhido pelas regiões de Vêneto (que comprou 700.000 testes sorológicos) e Toscana (1 milhão de testes). Mas a maioria desses sistemas tem uma taxa de erro de 7%, como aponta o próprio Ricciardi. “As pessoas precisam estar cientes de que podem se contagiar facilmente transportando o vírus nas mãos ou na roupa. Não dá para baixar a guarda. Podem voltar a trabalhar, mas deverão ficar muito atentas”, alerta. A convivência com o vírus da Covid-19 será auxiliada também por aplicativos de monitoramento e localização de doentes, como os que já estão disponíveis em países como a Coreia do Sul. O Governo italiano já recebeu dezenas de propostas de empresas de tecnologia, segundo fontes do Executivo.

Além do problema sanitário, a Itália trabalha duro em cenários econômicos. O país tem uma dívida pública de 135% do PIB e já mobilizou 450 bilhões de euros (2,6 trilhões de reais) para esta crise. Lorenzo Codogno, economista e ex-secretário do Tesouro italiano, prevê uma contração “muito violenta” da economia, de 10% a 11% do PIB, que não começaria a se recuperar antes do terceiro trimestre. “A recuperação pode ser mais rápida do que em outras crises. Vai depender da indústria, haverá muitos gargalos. Será preciso ajustar bastante os orçamentos familiares e empresariais. Haverá uma grande perda de poder aquisitivo”, assinala. A reconstrução econômica terá duas fases. A imediata será frear a crise financeira, apontam fontes do Executivo. “O risco é gerar uma situação como em 2008 e 2011, quando os mercados caíram, a prime rate subiu e os países mais fracos, como Itália e Espanha, entraram em um círculo vicioso do qual é difícil sair”. Codogno acredita que “sem eurobonds, sem capacidade fiscal centralizada, a única forma será ativar uma linha de crédito de precaução do Mecanismo Europeu de Estabilidade e abrir caminho para uma intervenção ilimitada do Banco Central Europeu”.

“Só assim é possível frear a crise financeira”, ressalta Codogno. “A segunda fase será a reconstrução da economia. E deverá haver recursos europeus disponíveis. Pode ser através de coronabonds, dentro do Mecanismo Europeu de Estabilidade ou do Banco Europeu de Investimentos, com programas de ajudas a empresas... A velocidade é crucial. Na reunião do Eurogrupo de terça-feira devem ser definidas todas as opções e até o final da próxima semana deve haver soluções.”

É um calendário longo −em muitos aspectos, alcançará o terceiro trimestre−, que ainda exigirá sacrifícios dos cidadãos sem poder oferecer um horizonte claro de recompensas.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_