Feriados prolongados em 2022 no Brasil: Veja as datas nacionais e quando a folga será esticada

Brasileiros terão cinco chances de feriado prolongado no calendário nacional, mas só uma no segundo semestre. Maior parte dos dias festivos cairá no fim de semana ou numa quarta-feira. Confira as datas

Banhistas na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Banhistas na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.PILAR OLIVARES (Reuters)

O Brasil chega a 2022 com esperança. Ainda não se sabe se a pandemia de coronavírus perderá força e possibilitará, enfim, a retomada plena das viagens, dos grandes eventos e dos encontros com amigos e familiares que fazem os brasileiros tanto aguardarem os feriados. A cautela diante da variante ômicron fez com que muitas cidades cancelassem o Carnaval, que não é feriado nacional, mas tradicionalmente garante dias de descanso. Nas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, as autoridades afirmam que vão esperar o avanço dos estudos para decidir se a folia nas ruas será permitida.

Além do Carnaval, outras quatro datas nacionais vão possibilitar uma folga prolongada, emendando com o final de semana: a Sexta-Feira Santa, que neste ano ocorre em 15 de abril; Tiradentes, na quinta-feira de 21 de abril; Corpus Christi, ponto facultativo mas celebrado em diversas cidades, que será na quinta-feira de 16 de junho; e a Proclamação da República, em 15 de novembro, que cairá numa terça-feira. Três celebrações cairão no domingo: o Dia do Trabalho, em maio, o Dia da Consciência Negra, em novembro —regulamentado como feriado em mais de 1.000 municípios, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro—, e o Natal. E as demais serão em uma quarta-feira, o que dificulta esticar o descanso.

Na cidade de São Paulo, alguns feriados foram antecipados para 2021 com a finalidade de incentivar o isolamento social contra a pandemia da covid-19. Dessa forma, para escolas, servidores públicos e empresas que seguiram o calendário municipal, já foram celebrados o aniversário da cidade (25 de janeiro), Corpus Christi e Consciência Negra do próximo ano. A Prefeitura afirma, no entanto, que o decreto que definirá os feriados de 2022 na cidade ainda está em discussão.

Veja os feriados nacionais e as principais datas celebradas no país:

JANEIRO

1º de janeiro: Confraternização Universal (sábado).

MARÇO

1º de março: Carnaval, ponto facultativo (terça-feira).

ABRIL

15 de abril: Paixão de Cristo ou Sexta-Feira Santa (sexta).

21 de abril: Tiradentes (quinta-feira).

MAIO

1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (domingo).

JUNHO

16 de junho: Corpus Christi, ponto facultativo (quinta-feira).

SETEMBRO

7 de setembro: Independência do Brasil (quarta-feira).

OUTUBRO

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira).

NOVEMBRO

2 de novembro: Finados (quarta-feira).

15 de novembro: Proclamação da República (terça-feira).

20 de novembro: Consciência Negra, celebrado em mais de 1.000 municípios (domingo).

DEZEMBRO

25 de dezembro: Natal (domingo).

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS