Jan Martínez Ahrens: “O EL PAÍS tem a nacionalidade dos seus leitores”

Diretor do EL PAÍS América reflete sobre a importância da união do jornal com seus leitores através do jornalismo comprometido com as sociedades

O diretor do EL PAÍS América, Jan Martínez Ahrens
Mais informações
La Redacción de EL PAÍS, vacía durante los meses de pandemia. Carlos Rosillo
Publicar a notícia. Resistir às pressões
Javier Moreno en la Escuela de Periodismo de El País
Javier Moreno: “Podemos e devemos expor os agentes da fragilização das democracias no Brasil e no mundo”
DVD1045. Evento con suscriptores en la redaccion de El Pais. Alvaro Garcia. 17/03/2021
EL PAÍS supera a barreira dos 100.000 assinantes digitais e consolida novo modelo

“A América nos interessa porque nos consideramos um jornal americano”. A afirmação é do diretor do EL PAÍS América, Jan Martínez Ahrens, que reflete sobre a missão do veículo no continente. “O jornal tem a nacionalidade dos seus leitores”, complementa. Para o jornalista, o compromisso do EL PAÍS é ir além da clássica visão periférica dos correspondentes internacionais, ou seja, é estar “no ponto central” dos acontecimentos e das sociedades.

Prova desse compromisso é que os jornalistas do EL PAÍS revelaram grandes escândalos nos países onde o jornal está presente, como os que expuseram a oligarquia mexicana, as denúncias sobre a venda internacional do petróleo venezuelano e as irregularidades da vacinação na cúpula do Governo do Peru. No Brasil, o jornal participou da cobertura da Vaza Jato, a investigação iniciada a partir de uma série de mensagens secretas trocadas entre os protagonistas da Operação Lava Jato, tornadas públicas em 2019 pelo The Intercept e que mudaram o curso da maior investigação policial brasileira.

O nexo que une informações tão díspares é o leitor. “Temos uma obrigação com o leitor, que é informar o que acontece, e acho que o leitor sabe que aqui, na América, nós não vamos nos calar”, afirma o diretor.

Um dos elementos que diferenciam o EL PAÍS de outros veículos da imprensa é sua enorme rede de jornalistas espalhada pelo continente, começando por suas redações em Washington, Cidade do México e São Paulo. Jan Martínez Ahrens liga os dados ao compromisso do EL PAÍS de ter uma visão global: “Não olhamos somente o que acontece em um país, e sim em toda uma região; de fato, em todo o planeta. A informação internacional tem um peso muito específico e na área americana há um compromisso muito especial com as liberdades e os direitos humanos.”

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui


Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS