Acaba, 2020: Veja os feriados prolongados de 2021

Ano que começa terá ao menos nove feriados nacionais em dias úteis, além de três pontos facultativos. Projeto de lei tenta criar feriadão em julho para estimular turismo, prejudicado pela pandemia

Banhistas usam máscara de proteção na orla de Ipanema, no Rio de Janeiro, em 22 de maio.
Banhistas usam máscara de proteção na orla de Ipanema, no Rio de Janeiro, em 22 de maio.RICARDO MORAES (Reuters)
Mais informações
Aerossois
Uma sala de estar, um bar e uma sala de aula: assim o coronavírus é transmitido pelo ar
Ilustración de Juárez Casanova.
Por que nunca tenho tempo?
TOPSHOT - A visitor walks near the clock in the undercrowded Musee d'Orsay in Paris, on October 13, 2020. - Paris, one of the most visited cities in the world, has seen a drop in tourism due to the Covid-19 pandemic. (Photo by Ludovic MARIN / AFP)
Sobre agendas e tempo desperdiçado

A pandemia de covid-19 deu à 2020 a sensação de ano interminável. Mas o ano finalmente se aproxima do fim e, com isso, começam as buscas pelos feriados prolongados de 2021. Seja na esperança que a vacinação em massa nos permita aproveitá-los com segurança —ou na expectativa de programar um respiro na rotina—, vale anotar as datas dos feriados nacionais e pontos facultativos do ano que começa.

Em 2020, foram sete feriados prolongados e dois pontos facultativos. Em 2021, serão seis feriados prolongados, além de ao menos três pontos facultativos, e as datas municipais e estaduais.

Ainda que boa parte dos brasileiros costume folgar na terça-feira de Carnaval, a data não é um feriado nacional, embora seja feriado em algumas cidades, como no Rio de Janeiro, e ponto facultativo em São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis e Olinda. A festa é a grande incógnita de 2021. Várias cidades brasileiras ―como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador― cancelaram ou adiaram as celebrações carnavalescas, como os desfiles de escolas de samba, blocos de ruas e festas em clubes, para evitar aglomerações e a propagação do coronavírus. Assim, mesmo sendo esta uma data já incorporada ao calendário nacional, cabe às empresas decidirem se convocam ou não os funcionários no período.

Entretanto, tramitam na Câmara dos Deputados dois projetos de lei (PL) que podem influenciar no calendário de feriados do ano: o PL 1222/20, de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), que transforma a terça-feira de Carnaval em feriado nacional; e o PL 5129/20, que torna o dia 3 de julho de 2021 (um sábado) em ponto facultativo em todo o Brasil, e transforma em feriado nacional os dias 5 e 6 de julho de 2021 (segunda e terça-feira). De acordo com o autor da proposta, o deputado Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), a ideia do feriadão fora de hora é estimular os setores ligados ao turismo, que sofreram um tombo sem precedentes em 2020 devido à pandemia.

Veja os feriados prolongados de 2021

JANEIRO

1º de Janeiro - Ano Novo (Sexta-feira).

FEVEREIRO

16 de Fevereiro - Carnaval (Terça-feira), é feriado em alguns municípios brasileiros, como no Rio de Janeiro, mas não é feriado nacional. Celebrações foram adiadas em boa parte do Brasil.

ABRIL

2 de Abril - Paixão de Cristo ou Sexta-feira Santa.

4 de Abril - Páscoa (domingo).

21 de Abril - Tiradentes (quarta-feira).

MAIO

1º de Maio - Dia Mundial do Trabalho (sábado).

JUNHO

3 de Junho - Corpus Christi (quinta-feira), ponto facultativo no Brasil, embora seja feriado em várias cidades brasileiras.

SETEMBRO

7 de Setembro - Independência do Brasil (terça-feira).

OUTUBRO

12 de Outubro - Nossa Senhora Aparecida (terça-feira).

NOVEMBRO

2 de Novembro - Finados (terça-feira).

15 de Novembro - Proclamação da República (segunda-feira).

20 de novembro: Dia da Consciência Negra (sábado), feriado em ao menos 1.045 municípios do Brasil.

DEZEMBRO

25 de Dezembro - Natal (sábado).


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS