_
_
_
_

Marcos Nobre: “O EL PAÍS traz temas relevantes para agir na transformação do mundo”

Filósofo e presidente do Cebrap apoia lançamento da assinatura da edição brasileira do EL PAÍS: “É para encontrar informações confiáveis em um momento de tanta desinformação”

O filósofo Marcos Nobre fala sobre a importância do EL PAÍS e do jornalismo para a democracia.Vídeo: Adriano Vizoni / Folhapress
Mais informações
Dvd 876 - 20/12/2017 - Javier Moreno en la Escuela de Periodismo de El País - ©Gorka Lejarcegi
Javier Moreno: “Podemos e devemos expor os agentes da fragilização das democracias no Brasil e no mundo”
Pesquisadora Debora Diniz.
Debora Diniz: “É preciso reconhecer o papel do jornalismo na construção da democracia”
(FILES) In this file photo taken on August 08, 2020, aerial view of a bean field bordering a rainforest reserve close to Sorriso, Mato Grosso State, Brazil. - President Jair Bolsonaro on September 18, 2020 accused governments critical of his environmental management of wanting to weaken the powerful Brazilian agribusiness sector, in the midst of a wave of fires that made it difficult to land in a rural production zone due to poor visibility. (Photo by Florian PLAUCHEUR / AFP)
EL PAÍS lança a assinatura de sua edição brasileira

Marcos Nobre é filósofo, cientista social, professor da Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), uma das mais tradicionais e prestigiosas organizações de pesquisa social do Brasil. Nobre também é leitor do EL PAÍS e uma voz no jornal que analisa de forma aguda a política brasileira, acompanhando o estado permanente de crise e transformação desde os desdobramentos com as jornadas de junho de 2013.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Em junho deste ano, ele fazia um alerta sobre o momento do Brasil. “Não só temos uma crise sanitária, uma crise econômica e uma crise política. Pela primeira vez também corremos o risco de perder a democracia. Tem que ficar claro que, ou você junta todo mundo, ou esse país vai se inviabilizar”, disse Nobre em entrevista em vídeo ao EL PAÍS (veja a íntegra aqui). O filósofo acabava de lançar o livro Ponto final - a guerra de Bolsonaro contra a democracia (Todavia). Trata-se de uma obra à quente, de análise dos últimos lances do Governo, com o mesmo pulso com que ele escreveu sobre 2013 apenas meses depois das jornadas em Choque de democracia: razões da revolta.

Na equação democrática, o jornalismo ocupa um ângulo fundamental, segundo ele. Por isso ele apoia meios como EL PAÍS Brasil. “O EL PAÍS Brasil é um lugar em que podemos encontrar informações confiáveis em um momento de tanta desinformação e tentativas de manipulação. O EL PAÍS faz um trabalho jornalístico sério e aprofundado”, acredita ele, autor de Como nasce o novo?, que discute as semelhanças entre o início do século 19, marcado pelas invasões napoleônicas, e a realidade do Brasil pós-2013.

“Não basta só informação confiável. Precisa também trazer os temas realmente relevantes para quem quer agir na transformação do mundo", ressalta. “Para quem está preocupado com as desigualdades, com a emergência ambiental, com os riscos autoritários que corremos, o EL PAÍS Brasil é fundamental para que tenhamos boas pautas, boas informações e boas análises.”

Marcos Nobre é uma das vozes do Brasil, entre colunistas, leitores, ativistas e pensadores, que se juntou à campanha de apoio ao projeto de assinatura da edição brasileira do EL PAÍS. Em outubro, o jornal adotará o modelo paywall, quando os leitores têm um limite de textos gratuitos para ler por mês. A partir daí, será preciso pagar para ter acesso a todas as reportagens e análises da edição brasileira, que nasceu com os ventos das jornadas de 2013. O preço da assinatura para ter acesso aos textos em português é de 1 dólar no primeiro mês e 3 dólares a partir do segundo mês. É uma mudança necessária para que, após sete anos, o jornal continue cumprindo a missão de trazer ao público brasileiro as notícias mais relevantes do país e do mundo. Apoie e assine o EL PAÍS. Queremos crescer junto com vocês para fortalecer a opinião pública no Brasil.



Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_