Esquerda se liberta nas redes num grande #sextou de Lula livre
Ex-presidente deixou a carceragem da PF em Curitiba após 580 dias preso

No dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi solto —menos de 24 horas após julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que mudou o entendimento sobre prisão após condenação em segunda instância—, a criatividade e rapidez dos internautas brasileiros estiveram à altura do momento. Memes pipocaram nas redes sociais e figurinhas de #LulaLivre não tardaram em circular nos mais diversos grupos de WhatsApp (ainda que não seja um momento fácil para os humoristas de direita). Uma das imagens que viralizaram mais rapidamente é uma figurinha do ex-presidente com as mãos para cima e a gíria do dia: sextou!

Há quem diga que, desde que o Brasil mergulhou em uma crise política e na polarização dos afetos, o país se converteu em uma espécie de República Federativa dos Memes, uma das poucas instituições em pleno funcionamento.
Sextooooou
— BARBIANA (@babycaah_) November 8, 2019
Dilma indo buscar Lula #LulaLivreAgora pic.twitter.com/jE3YsDFi0c
Entre diferentes montagens de Dilma Rousseff se preparando para buscar Lula na prisão e fotos do ex-presidente em diferentes momentos de comemoração, até os perfis oficiais entraram na brincadeira. No Twitter, a conta de Lula postou um vídeo em que ele aparece correndo na esteira e fazendo musculação. Ao fundo, soa a música tema de Rocky: Um Lutador.
Lula Livre pic.twitter.com/EJRrynjJjE
— Lula (@LulaOficial) November 8, 2019
A cantora e drag queen Pabllo Vittar, que protagonizou algumas das fake news mais famosas durante as eleições de 2018 —como a que seria amante de Lula ou sua candidata à vice-presidência— foi um dos destaques da jornada de memecracia.
A Pabllo na porta da prisão chegando para liberar o Lula #LulaLivre pic.twitter.com/uaePeivW1Y
— La Rosalía (@dionaldo) November 8, 2019
Nos delírios humorísticos da internet, outras divas pop também engrossaram o coro "Lula livre".
As maiores divas do mundo Pop estão comemorando a liberdade do Lula #LulaLivre
— Mari 🍸 (@mari___almeida) November 8, 2019
Imagens exclusivas de Curitiba: pic.twitter.com/M77xk80js2
🚨AGORA É REAL!!! Juiz determina a saída de Lula da prisão. O ex presidente pode ser solto A QUALQUER MOMENTO. LILI CANTOU, COMEBACK DO ANO, TE ASSUSTA ADELE? #LulaLivreAgora pic.twitter.com/3y4tjs2qu2
— SPOPIFY (@spopifycharts) November 8, 2019
Uma das imagens mais lembradas foi o registro do ex-presidente em uma praia do Piauí, sem camisa e com bermuda vermelha: foram feitas piadas sobre a previsão do tempo para os próximos dias e sobre a possível participação de Lula no programa De Férias com o Ex, um reality em que homens e mulheres emergem do bar para atormentar e/ou seduzir seus ex em um local paradisíaco.

O Lula é o novo participante do #DeFeriasCelebs pic.twitter.com/0FXA9g0nOp
— athos (@saintspablo) November 8, 2019
Alguns imaginaram a saída de Lula com um desfile afrontoso de despedida da prisão.
Lula saindo da prisão amanhã pic.twitter.com/NBimCuIeMf
— Leo poeta (@bomdialeo) November 8, 2019
Outros imaginaram algo um pouco mais karaokê. "Ouço barulho do cadeado abrindo", cantaria o ex-presidente.
O LULA pic.twitter.com/NlC99xcsoN
— aline borel (@alineborelvideo) November 8, 2019
Não teve desfile nem cantoria, mas, sim, declaração de amor. Ao sair da prisão, Lula foi recebido pela filha e pela noiva, Rosângela da Silva —quem ele chama carinhosamente de Janja—, com quem pretende se casar ainda neste ano. Ao apresentá-la oficialmente à militância que o apoia, em seu primeiro discurso depois da liberdade, o ex-presidente disse: "Consegui a proeza de, preso, arrumar uma namorada, estar apaixonado e ela aceitar casar comigo". Em seguida, beijou a prometida, o suficiente para voltar a incendiar as redes.

SUSTO: lula está novamente preso
— Ivanko Barbell (@Tonkiel) November 8, 2019
ALÍVIO: preso nos braços do amor https://t.co/NZzT4eD4Sj
Reações da direita
Apesar do dia de glória para os 'esquerdistas', opositores e críticos de Lula fizeram seus próprios memes, principalmente com referências às acusações de corrupção que levaram o ex-presidente à prisão.

Também não faltaram acusações ao STF, considerado 'berço da bandidagem', por derrubar a prisão em segunda instância, decisão que permitiu a soltura do líder petista.
STF, berço da bandidagem
— Gifzador (@GlFZADOR) November 8, 2019
Vem aqui, cabo e soldado! #STFVergonhaNacional pic.twitter.com/513w0gSeX6