_
_
_
_
_

Trump ao presidente ucraniano: “O que quer que você possa fazer seria ótimo”

Conversa gerou pedido de abertura de impeachment contra presidente dos EUA

Madrid / Washington -
Donald Trump fala em reunião multilateral durante a assembleia da ONU.
Donald Trump fala em reunião multilateral durante a assembleia da ONU.Evan Vucci (AP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao líder da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, durante uma ligação telefônica em julho, que investigasse se o ex-vice-presidente Joe Biden suspendeu uma investigação contra uma empresa em que seu filho trabalhava, de acordo com a transcrição do telefonema divulgada pelo governo norte-americano nesta quarta-feira.

Em um momento da conversa, difundido na página da casa Blanca, Trump diz ao presidente da Ucrânia: "“Fala-se muito sobre o filho de Biden, que Biden interrompeu a investigação e muitas pessoas querem descobrir isso, então o que quer que você possa fazer com o procurador-geral seria ótimo”, disse Trump durante a ligação, segundo a transcrição disponibilizada pelo Departamento de Justiça. Biden saiu por aí se vangloriando de ter impedido a investigação, então, se você puder conferir isso... Parece horrível para mim”, disse o presidente dos EUA, de acordo com o documento, que foi divulgado no site da Casa Branca.

A conversa, divulgada por uma denúncia anônima de um membro dos serviços de inteligência dos EUA, levou os democratas a votarem pela abertura do processo de impeachment contra Trump. O processo foi anunciado pela presidenta da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. "As ações do presidente violaram seriamente a Constituição", disse Pelosi.

 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_