Trump ao presidente ucraniano: “O que quer que você possa fazer seria ótimo”
Conversa gerou pedido de abertura de impeachment contra presidente dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao líder da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, durante uma ligação telefônica em julho, que investigasse se o ex-vice-presidente Joe Biden suspendeu uma investigação contra uma empresa em que seu filho trabalhava, de acordo com a transcrição do telefonema divulgada pelo governo norte-americano nesta quarta-feira.
Em um momento da conversa, difundido na página da casa Blanca, Trump diz ao presidente da Ucrânia: "“Fala-se muito sobre o filho de Biden, que Biden interrompeu a investigação e muitas pessoas querem descobrir isso, então o que quer que você possa fazer com o procurador-geral seria ótimo”, disse Trump durante a ligação, segundo a transcrição disponibilizada pelo Departamento de Justiça. Biden saiu por aí se vangloriando de ter impedido a investigação, então, se você puder conferir isso... Parece horrível para mim”, disse o presidente dos EUA, de acordo com o documento, que foi divulgado no site da Casa Branca.
A conversa, divulgada por uma denúncia anônima de um membro dos serviços de inteligência dos EUA, levou os democratas a votarem pela abertura do processo de impeachment contra Trump. O processo foi anunciado pela presidenta da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. "As ações do presidente violaram seriamente a Constituição", disse Pelosi.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.