_
_
_
_

Se o que você quer é perder peso, não adianta fazer exercício a qualquer hora

Existe um momento do dia para cada coisa: musculação, queimar gordura e perder peso

Mais informações
Fazer dieta em grupo consola e ajuda a emagrecer, mesmo que seja só para não ser malvisto
Antidepressivos na geladeira? Ciência estuda como dieta afeta a saúde mental

Se o que queremos é ganhar músculos, o melhor é treinar no início do dia ou no fim da tarde. Para perder gordura, a ciência recomenda fazê-lo durante a tarde, que é quando nosso metabolismo começa a diminuir e o exercício o ativa novamente, fazendo com que se consumam calorias mesmo depois de terminado. O rendimento também é melhor à tarde se o que gostamos é fazer treinos curtos, mas de alta intensidade. Mas quando devemos treinar se o que queremos é ver uma mudança nos números da balança?

A resposta a essa pergunta é dada por um novo estudo, realizado por especialistas da Universidade da Carolina do Norte e da Universidade do Kansas (ambas nos EUA) e publicado em julho no The International Journal of Obesity, no qual se buscou verificar se havia algum tipo de relação entre a hora em que nos exercitamos e a quantidade de quilos que perdemos. A chave está na cronobiologia — ou, o que é o mesmo, nos nossos ritmos — e como o corpo reage ao fazer algo em uma determinada hora ou em outra.

Assim como não é o mesmo se exercitar pela manhã ou à tarde se o que queremos é ganhar massa muscular nem comer em uma hora ou em outra para manter o peso, também não é igual treinar antes ou depois das três da tarde se o que procuramos é perder peso. Para verificar isso, Erik Willis, analista de dados do Centro de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças da Universidade da Carolina do Norte e líder da pesquisa, usou informações reunidas em um estudo que havia realizado em 2015 no qual foi pedido a 100 pessoas com sobrepeso que treinassem cinco vezes por dia até perderem 600 calorias em cada treino.

Passados 10 meses, todos os participantes tinham conseguido perder peso. No entanto, alguns tinham perdido muito mais do que outros e os especialistas não foram capazes de encontrar grandes diferenças entre o estilo de vida dos que perderam mais peso e dos que perderam menos. Agora, depois de revisar os dados novamente, Willis e sua equipe perceberam um fator que parece determinante: o horário. Os participantes daquela pesquisa podiam treinar a qualquer hora entre as 7h e as 19h. Acontece que as pessoas que treinavam antes das 15h foram as que conseguiram baixar os números da balança.

Os especialistas, que basicamente monitoraram toda a vida dos participantes durante aqueles 10 meses, também perceberam que apenas o fato de fazer exercício dantes das três da tarde mudava pequenas coisas na rotina das mulheres e homens que fizeram parte do estudo: eles tendiam a ser mais ativos fisicamente durante o resto do dia e também comiam cerca de 100 calorias a menos do que aqueles que treinavam no período da tarde. Por tudo isso, Willis e seus colegas acreditam que a hora do dia em que fazemos exercício pode influenciar a quantidade de quilos que perdemos. No entanto, são necessários mais estudos para se ter certeza.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_