Uruguai conta com ajuda do VAR, mas só empata com o Japão na Copa América

Árbitro de vídeo foi decisivo na marcação de um pênalti para os uruguaios e ignorou um a favor dos japoneses. Suárez, Gimenez e Miyoshi (duas vezes) fizeram os gols da partida em Porto Alegre

Suárez marcou um gol de pênalti marcado com a interferência do VAR.
Suárez marcou um gol de pênalti marcado com a interferência do VAR.Edison Vara (AP)
Mais informações

Uruguai e Japão empataram por 2 a 2 nesta quinta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela segunda rodada do grupo C da Copa América 2019Suárez (de pênalti) e Gimenez fizeram os gols dos uruguaios, enquanto Miyoshi, duas vezes, marcou para a seleção asiática em uma das melhores partidas do torneio até aqui. O VAR teve um papel decisivo no jogo, incitando o árbitro a marcar um pênalti para o Uruguai no primeiro tempo, mas ignorando uma falta dentro da área em cima de Nakajima no começo do segundo tempo.

Surpreendentemente, o jovem time japonês começou melhor a partida, dando trabalho para a reconhecida defesa do Uruguai. Aos 24 minutos, Miyoshi recebeu lançamento pela esquerda em contra-ataque, passou por Laxalt, invadiu a área e chutou algo, sem chances de defesa para Muslera, abrindo o placar. A vantagem da seleção convidada durou pouco, uma vez que, menos de 10 minutos depois, Cavani recebeu lançamento e foi travado por Ueda dentro da área. O árbitro não havia marcado pênalti mas, após rever o lance no VAR, considerou faltosa a solada do japonês. Suárez deslocou o goleiro Kawashima na cobrança e empatou ainda na etapa inicial.

Na mesma toada do primeiro tempo, o Japão iniciou a etapa final apostando na velocidade de seus atacantes. Logo aos dois minutos, Nakajima girou em cima de Gimenez e foi derrubado pelo zagueiro dentro da área; o árbitro não marcou nada e esperou a consulta do VAR, que não apontou penalidade. Poucos minutos depois, Cavani foi lançado e, na cara do goleiro Kawashima, parou na defesa do japonês; na sequência, os asiáticos chegaram bem pela esquerda e Miyoshi, aproveitando uma saída ruim de Muslera, empurrou para o gol vazio e fez 2 a 1. De novo, a vantagem do Japão durou pouco. Sete minutos depois, Lodeiro bateu escanteio no primeiro pau e Gimenez, cabeceando cruzado, empatou em 2 a 2. O resto do segundo tempo foi de pressão uruguaia, que chegou a acertar o travessão com Suárez, mas não conseguiu a segunda vitória na competição. Com quatro pontos, o Uruguai adia a classificação para a última rodada, contra o Chile; agora com seu primeiro ponto, o Japão fecha a fase de grupos contra o Equador.

Veja como contamos Uruguai x Japão:

Diogo Magri
Encerramos por aqui a cobertura de Uruguai 2 x 2 Japão em Porto Alegre pela segunda rodada do grupo C da Copa América. Obrigado pela companhia e até a próxima!
Diogo Magri
Diogo Magri
Os uruguaios, ainda não classificados, fecham a primeira fase contra o Chile no duelo mais esperado do grupo. O Japão pega o Equador na última rodada.
Diogo Magri
Diogo Magri
As estatísticas do empate entre Uruguai e Japão na Arena do Grêmio.
Diogo Magri
Diogo Magri
Com dois gols, Miyoshi foi eleito o craque da partida.
Diogo Magri
Diogo Magri
O VAR foi decisivo na partida. Em um lance duvidoso, o árbitro de vídeo convenceu o árbitro de campo a marcar um pênalti em cima de Cavani, convertido por Suárez. Depois, a cabine ignorou uma falta sofrida por Nakajima dentro da área, nem sequer pedindo a revisão. Foto: AFP
Diogo Magri
Diogo Magri
Na etapa final, o Japão voltou a ficar na frente com um gol de Miyoshi em bobeada de Muslera. De novo, a vantagem japonesa durou pouco; Gimenez empatou a partida concluindo escanteio de Lodeiro sete minutos depois.
Diogo Magri
Diogo Magri
Um ótimo jogo em Porto Alegre, talvez o melhor desta Copa América. Muito movimentado desde o primeiro tempo, quando Miyoshi abriu o placar em jogada pela esquerda e Suárez empatou batendo pênalti.
Diogo Magri
Diogo Magri
Fim de jogo! Uruguai e Japão empatam por 2 a 2 em Porto Alegre, com gols de Suárez, Gimenez e Miyoshi (duas vezes).
Diogo Magri
Diogo Magri
50 minutos. Arrascaeta cruza e Gimenez cabeceia nas mãos de Kawashima.
Diogo Magri
Diogo Magri
49 minutos. Depois de ganhar pelo alto, Suárez mata no peito e emenda de primeira para fora da entrada da área.
Diogo Magri
Diogo Magri
48 minutos. Itakura ficou sentindo e precisou ser atendido fora de campo após dividida pelo alto com Arrascaeta.
Diogo Magri
Diogo Magri
45 minutos. Cinco minutos de acréscimos.
Diogo Magri
Diogo Magri
42 minutos. Última mudança japonesa. Iwata sai e entra Tatsuta.
Diogo Magri
Diogo Magri
40 minutos. Uruguai controla o jogo nesse final. Tem a posse de bola, pressionando a equipe japonesa, e não sofre tanto com contra-ataques.
Diogo Magri
Diogo Magri
37 minutos. Vem aí o Messi japonês! Kubo entra no lugar de Miyoshi.
Diogo Magri
Diogo Magri
34 minutos. Travessão! Suárez abre com Cáceres pela esquerda e aparece para cabecear encobrindo o goleiro japonês e carimbando o travessão!
Diogo Magri
Diogo Magri
32 minutos. Nakajima leva amarelo por pisão no pé de Gimenez.
Diogo Magri
Diogo Magri
27 minutos. Valverde, volante do Real Madrid, entra no lugar de Lodeiro.
Diogo Magri
Diogo Magri
25 minutos. 33.492 pagantes na Arena do Grêmio para Uruguai x Japão.
Diogo Magri
Diogo Magri
23 minutos. Pressão do Uruguai! Cavani recebeu quase na pequena área e, apertado pelo japonês, teve o chute de letra travado. Arrascaeta viu Kawashima defender seu chute no rebote e, na sobra, Cáceres chegou batendo para fora!
Diogo Magri

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: