Uruguai conta com ajuda do VAR, mas só empata com o Japão na Copa América
Árbitro de vídeo foi decisivo na marcação de um pênalti para os uruguaios e ignorou um a favor dos japoneses. Suárez, Gimenez e Miyoshi (duas vezes) fizeram os gols da partida em Porto Alegre
Uruguai e Japão empataram por 2 a 2 nesta quinta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela segunda rodada do grupo C da Copa América 2019. Suárez (de pênalti) e Gimenez fizeram os gols dos uruguaios, enquanto Miyoshi, duas vezes, marcou para a seleção asiática em uma das melhores partidas do torneio até aqui. O VAR teve um papel decisivo no jogo, incitando o árbitro a marcar um pênalti para o Uruguai no primeiro tempo, mas ignorando uma falta dentro da área em cima de Nakajima no começo do segundo tempo.
Surpreendentemente, o jovem time japonês começou melhor a partida, dando trabalho para a reconhecida defesa do Uruguai. Aos 24 minutos, Miyoshi recebeu lançamento pela esquerda em contra-ataque, passou por Laxalt, invadiu a área e chutou algo, sem chances de defesa para Muslera, abrindo o placar. A vantagem da seleção convidada durou pouco, uma vez que, menos de 10 minutos depois, Cavani recebeu lançamento e foi travado por Ueda dentro da área. O árbitro não havia marcado pênalti mas, após rever o lance no VAR, considerou faltosa a solada do japonês. Suárez deslocou o goleiro Kawashima na cobrança e empatou ainda na etapa inicial.
Na mesma toada do primeiro tempo, o Japão iniciou a etapa final apostando na velocidade de seus atacantes. Logo aos dois minutos, Nakajima girou em cima de Gimenez e foi derrubado pelo zagueiro dentro da área; o árbitro não marcou nada e esperou a consulta do VAR, que não apontou penalidade. Poucos minutos depois, Cavani foi lançado e, na cara do goleiro Kawashima, parou na defesa do japonês; na sequência, os asiáticos chegaram bem pela esquerda e Miyoshi, aproveitando uma saída ruim de Muslera, empurrou para o gol vazio e fez 2 a 1. De novo, a vantagem do Japão durou pouco. Sete minutos depois, Lodeiro bateu escanteio no primeiro pau e Gimenez, cabeceando cruzado, empatou em 2 a 2. O resto do segundo tempo foi de pressão uruguaia, que chegou a acertar o travessão com Suárez, mas não conseguiu a segunda vitória na competição. Com quatro pontos, o Uruguai adia a classificação para a última rodada, contra o Chile; agora com seu primeiro ponto, o Japão fecha a fase de grupos contra o Equador.
Veja como contamos Uruguai x Japão:
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.