_
_
_
_

Crise na Islândia: como a quebra de uma companhia aérea desencadeou uma recessão

Falência da empresa Wow atinge o setor turístico do país e vai levar o PIB a uma queda de 0,4%

A Blue Lagoon da Islândia, um dos lugares mais visitados pelos turistas
A Blue Lagoon da Islândia, um dos lugares mais visitados pelos turistasbloomberg

Não é comum que uma economia inteira saia dos trilhos por conta de um único desastre corporativo. Mas é o que parece ter acontecido na Islândia. A recente falência da companhia aérea de baixo custo islandesa Wow Air foi um golpe tão grande para a indústria do turismo na Islândia e para a economia em geral que na quarta-feira, 22, o banco central reduziu sua principal taxa de juros em meio ponto, para 4%. Também anunciou que as previsões apontam para uma contração de 0,4 % na economia neste ano, frente a uma estimativa prévia de crescimento de 1,8%.

O anúncio deixa claro o quanto o fracasso da Wow Air afetou a Islândia, que também sofreu uma temporada de pesca desastrosa. A companhia aérea ajudou a transformar o turismo na maior fonte de renda desse pequeno país, alimentando um boom que tirou a nação de um colapso financeiro há mais de uma década. O desaparecimento da empresa em março representou um fim abrupto a esse entusiasmo.

Mais informações
Quando e onde ver auroras boreais
No país das mulheres fortes
Separando meninos e meninas na escola: a receita feminista islandesa pela igualdade

O turismo na Islândia cresceu rapidamente, impulsionado por atrações como a aurora boreal, mas também por novas modas como as rotas que percorrem paisagens que se popularizaram com o sucesso da série Game of Thrones. O Parque Nacional Thingvellir e a encosta do glaciar ao lado do vulcão Eyjafjallajökull foram alguns dos lugares em que os protagonistas da produção desfilaram em várias cenas da série. No entanto, o setor do turismo foi abruptamente afetado pelo colapso da companhia aérea Wow Air, ao qual se acrescentaram os problemas de sua concorrente, a Icelandair, que teve de deixar em terra os aviões Boeing 737 MAX que opera depois do acidente mortal da Ethiopian Airlines no começo de março.

O banco central disse que agora espera que a economia tenha uma contração de 0,4% neste ano, a partir de sua previsão de fevereiro de um crescimento de 1,8%. A projeção de crescimento do PIB para o próximo ano agora é de 2,5%, contra uma previsão anterior de 2,8%, segundo o banco central. “Essa deterioração das perspectivas se deve principalmente a uma contração do turismo e à redução das exportações de produtos marinhos devido à menor pesca de capelin”, disse.

Assim como outras empresas aéreas europeias falidas, a Wow lutava para fazer frente aos custos flutuantes de combustível e ao excesso de capacidade no setor. As várias rodadas de conversas com potenciais investidores no final não levaram a um resgate.

Mais desemprego e alta de preços

O banco central disse na terça-feira que a “deterioração das perspectivas econômicas fez com que as estimativas de inflação mudassem bastante em um curto período de tempo”. Na terça-feira o banco revisou sua previsão de desemprego para este ano de 3,1% para 3,9%, enquanto prevê que a inflação atingirá um máximo de 3,4% em 2019, antes de conseguir baixar para a meta de 2,5% nos próximos dois anos.

A coroa islandesa caiu 0,6%, para 138,7 por euro, na manhã de quarta-feira. Não é a primeira depreciação: a moeda já caiu 3,7% este ano.

O Governo indicou que poderia intervir para ajudar a economia. Passou os últimos anos reduzindo a dívida, enquanto o banco central engordou suas reservas cambiais. “Embora a contração econômica seja um desafio para as famílias e empresas, a economia é muito mais resistente do que antes”, disse o banco. “Além disso, a política monetária tem uma margem considerável para responder à contração, especialmente se a inflação e as expectativas de inflação permanecerem próximas da meta, como se espera atualmente.”

A Wow Air anunciou a falência em 28 de março, depois de não ter conseguido chegar a um acordo com investidores para injetar capital novo na empresa. “Nosso tempo acabou e, infelizmente, não conseguimos garantir o financiamento da empresa”, disse na ocasião o presidente Skuli Mogensen em uma carta aos empregados. “Nunca me perdoarei por não ter agido antes”, acrescentou. Mogensen trabalhou durante meses para salvar a companhia aérea que fundou em 2011, buscando acordos com possíveis investidores para o resgate, inclusive com sua rival de maior porte, a Icelandair, e a empresa norte-americana de capital privado Indigo Partners. No entanto, não conseguiu um acordo a tempo e o Governo disse que não usaria o dinheiro dos contribuintes para o resgate.

Juntamente com a Icelandair, a Wow desempenhou um papel fundamental no boom do turismo na Islândia durante dez anos. A companhia aérea transportou 3,5 milhões de passageiros no ano passado. Quando faliu, foi anunciado que estava prevista uma queda do fluxo turístico para a Islândia em 2019 pela primeira vez em dez anos, segundo informou a empresa operadora do Aeroporto Internacional de Keflavik.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_