_
_
_
_
_

Dezoito incríveis falhas de ‘Game of Thrones’

Um figurante passeia de jeans, o famoso copo do Starbucks, a cabeça de Bush... Nem tudo na série das séries é imaculado

'Game of Thrones' conseguiu por seus méritos próprios ser considerada uma das melhores séries da última década. Entretanto, essa reputação não livrou a ficção da HBO de cometer falhas pouco discretas. Na imagem, Arya Stark no penúltimo capítulo.
'Game of Thrones' conseguiu por seus méritos próprios ser considerada uma das melhores séries da última década. Entretanto, essa reputação não livrou a ficção da HBO de cometer falhas pouco discretas. Na imagem, Arya Stark no penúltimo capítulo.

O café do Starbucks numa cena de Game of Thrones não é o único erro de gravação na série mais vista na atualidade. Faltando um episódio para seu final, reunimos as falhas mais surpreendentes da épica produção. Começando pelo penúltimo episódio, o de domingo passado...

1. O estranho café no copo de plástico

Ainda não se sabe de quem era o relaxing cup de café com leite do Starbucks que penetrou no episódio 8x4 de Game of Thrones. Em meio a uma sequência um tanto relevante — quando Daenerys compreende com inveja que todos preferem Jon Snow como rei —, em cima da mesa, entre as taças e pratos de metal, um copo de plástico reclama nossa atenção. Os chefões da HBO brincaram dizendo que a Khaleesi preferia chá de ervas e apagaram digitalmente o objeto (não será mais visto), mas mesmo assim o descuido rapidamente virou meme. Descuido? Ou estamos falando de uma engenhosa campanha publicitária?

O famoso copo de Starbucks sobre a mesa.
O famoso copo de Starbucks sobre a mesa.

2. A palavra inventada na dublagem espanhola

Quem viu a série dublada em espanhol deu o alerta primeiro. Dracarys! Como é possível que Davos falasse em alto valiriano? Na verdade, para ajudar Daenerys no voo de seus dragões — no famoso episódio às escuras, o 8x3, em que a HBO se esqueceu de pagar a conta de luz —, Davos levanta um par de tochas como se estivesse no meio de um aeroporto, movendo os braços e gritando “She can’t see us!” (“Ela não nos consegue ver!”). Na dublagem na Espanha, a frase foi usada com uma adaptação fonética ao estilo Joel Santana: “Sicansíos!”. Como pôde ser possível semelhante despropósito? Segundo o dublador Juan Fernández, o motivo não foi a pressa na tradução (para evitar a pirataria) nem a falta de recursos, e sim, como explicou num tuíte que depois apagou, do próprio roteiro que lhes chegou, no qual não figurava a frase “não nos consegue ver”, e sim “a que eu disse”, e a deram por válida o tradutor, o diretor e o supervisor.

Ouça como dizem "sicansíos" no segundo 12 do vídeo.

3. Se o lugar não existe, que se invente

Não tão hilário como o “sicansíos” espanhol, mas igualmente desconcertante, foi o duvidoso diálogo entre Renly Baratheon e Catelyn Stark sobre a aliança entre suas casas, no episódio 2x5. Nessa negociação, Renly explica que Robb Stark obteria assim as terras do sul de “Moat Catelyn”, quando na verdade deveria ter dito Moat Cailin, ou fosso Cailin. Enganou-se o ator, o erro vinha de fábrica, ou era uma forma de dizer ao espectador que Renly não estava destinado a governar os Sete Reinos? Nunca saberemos, mas, por via das dúvidas, o carma foi devolvido ao espectador quando o ignorante personagem morre na mesma cena.

4. A espada (de borracha) de Jon Snow

A famosa Batalha dos Bastardos prometia ser o auge da sexta temporada da série: o épico enfrentamento entre o sanguinário Ramsay Bolton, que ameaçou Rickon Stark para atrair Jon Snow ao seu terreno. Foi um pouco frustrante que, num momento tão notável, o herói montasse o seu cavalo com muito ímpeto, provocando que a longa espada que tinha embainhada, e que era supostamente fabricada com nada menos que aço valiriano, tremesse mais que gelatina. Os fãs mais brincalhões passaram a denominar a espada Longclaw (literalmente “garra longa”) de Longnoodle (“macarrão comprido"). Clique aqui para ver a espada de borracha de Jon Snow.

5. O computador de Stannis

O que seria de Game of Thrones se tivessem existido os celulares e a conexão à Internet? A imaginação voa com uma imagem do episódio 5x10 em que surge o que parece ser um carregador de laptop debaixo de uma das pernas de Stannis Baratheon, que jaz gravemente ferido no chão, apoiado em uma árvore. Se é chocante que um copo de café tenha se metido numa cena, mais delirante é ver com clareza o objeto na foto promocional enviada à imprensa. Na série, tentaram dissimular o objeto, mas parte do cabo de alimentação continua aparecendo. Para piorar, como já havia ocorrido no diálogo imediatamente anterior à morte de Renly Baratheon, explicado acima, esta sequência é significativa porque Stannis Baratheon é assassinado. Ou seja, que não passaria despercebida.

Debaixo da perna direita de Stannis, destaca-se o cabo e o carregador de um laptop.
Debaixo da perna direita de Stannis, destaca-se o cabo e o carregador de um laptop.

6. O colar com poderes de Melisandre (ou não)

Era fácil temer a Mulher Vermelha, dona do dom de ressuscitar os mortos (entre eles Jon Snow). Parecia invencível, mas sua kriptonita se enroscava no seu pescoço na forma de um elegante colar com um rubi. Na sexta temporada (6x1) confirmou-se que, caso se desfizesse do acessório, Melisandre envelheceria rapidamente até morrer. Entretanto, na quarta temporada, a feiticeira o tirou para tomar banho, sem que seu aspecto mudasse em nada.

Se tirasse o colar, Melisandre morria. Como se vê à esquerda, não era bem assim.
Se tirasse o colar, Melisandre morria. Como se vê à esquerda, não era bem assim.

7. Afinal, é chicote ou faca?

Erros de continuidade acontecem, mas este é outra categoria. No sexto episódio da quinta temporada, Nymeria, uma das perigosas Serpentes de Areia, corre com um chicote enrolado na mão direita em direção a Myrcella. No plano seguinte, o chicote magicamente se transforma em uma adaga com a qual ameaça a filha de Cersei. Clique aqui para ver o flagelo do chicote.

8. A travessa cicatriz de Jon Snow

Seus colegas da Guarda da Noite apunhalaram Jon Snow até a morte no final da quinta temporada. Embora os criadores da série tenham dito que o então bastardo não retornaria, ressuscitou milagrosamente no segundo episódio da sexta temporada. Quando depois, no episódio 7x6, se desnuda diante de Daenerys, a ferida mortal em forma de meia lua não aparece como tal: tinha mudado ligeiramente de forma e se deslocado alguns milímetros em seu peito. Porém, devido ao encontro sexual entre esses dois, o deslize sinceramente não tinha a menor importância para nós.

A ferida de John Snow muda misteriosamente.
A ferida de John Snow muda misteriosamente.

9. Um figurante de jeans

No primeiro episódio da série estávamos prestando atenção em outra coisa, mas, graças a fãs que procuram com lupa qualquer pista escondida ou erros que passaram despercebidos, nos deparamos com esta recém-descoberta falha de gravação. Atrás de Jaime Lannister se distingue um figurante (ou alguém da equipe) vestindo calça jeans azul. A brincadeira está assegurada: seria um membro da Casa Denim? Estaria confirmado que o Corvo de Três Olhos não só pode ver o futuro como também dar uma passadinha nas liquidações antes de retornar?

Clique no vídeo para ver o figurante ou técnico que entra em cena vestindo jeans.

10. Um soldado desastrado

Da primeira temporada, quando não sabemos de onde tiravam os figurantes ou se não repetiam as cenas por falta de orçamento, surge outro grande momento para emoldurar. O soldado do episódio 1x8 que precisa guardar sua espada, mas esta fica enroscada, perante o olhar canalha de Joffrey. Visto em perspectiva, sua estupidez até parece adorável em meio a tantos sanguinários sem escrúpulos. Clique aqui para ver o soldado que não consegue colocar sua espada no coldre.

11. A dança do lenço de Tyrion

Enquanto Cersei lê a cartilha para Tyrion, este brinca com um guardanapo que é quase maior que ele, e do qual não conseguimos tirar o olho quando vemos que ele o tira do pescoço não uma, mas duas vezes seguidas.

12. A abertura maluca

A abertura de Game of Thrones é uma maravilha, com a já célebre trilha de Ramin Djwadi. Enquanto a câmera percorre o mapa de Westeros e Essos, os criadores intercalaram nele pequenas pistas que antecipam alguns acontecimentos, por isso essa introdução variou ao longo das temporadas. Entretanto, na sequência original dos dois primeiros episódios, por culpa da montagem ou da pressa, alguns símbolos das casas que aparecem ao lado dos nomes dos atores não são corretos. Sophie Turner (Sansa) aparece como Targaryen, sendo que é Stark; Emilia Clarke (Daenerys) como Lannister, quando é Targaryen; e Jack Gleeson (Joffrey) como Stark, sendo que é Lannister. Ah, a pressa...

No círculo vermelho, um dos erros com os símbolos das casas de procedência dos protagonistas.
No círculo vermelho, um dos erros com os símbolos das casas de procedência dos protagonistas.

13. Desaparecimentos inquietantes

Um clássico de Game of Thrones é a volatilização de alguns personagens ou coisas que estavam aqui, e agora estão ali, como a mosca. A mão de Catelyn Stark que desaparece no episódio 1x8 ou, ao contrário, o sangue da espada que reaparece apesar de ser limpa (5x9) são meras curiosidades se as compararmos com os poderes que parecem ter os Filhos da Harpia, que no quarto episódio da quinta temporada morrem junto com Barristan Selmy, mas somem sem que notemos. Clique aqui para ver como a mão de Catelyn Stark desaparece.

14. O Muro mágico

Uma das histórias românticas mais tormentosas de Game of Thrones foi a protagonizada por Jon Snow e a selvagem Ygritte (na vida real, Kit Harington e Rose Leslie se casaram). No sexto episódio da terceira temporada, depois de conseguir subir pelo implacável Muro que, pouco antes, rachou-se pondo em perigo suas vidas e as de Tormund e Orell, o casal se afasta e se dá um longo beijo diante da imensidão da natureza. A câmera então se distancia e sobe, mostrando o lado do Muro pelo qual subiram há alguns segundos. Entretanto, Tormund e Orell (para quem estiver interessado) desapareceram para o bem da romântica cena.

15. Falta de memória é triste

Além do insólito café latte, no episódio 8x4 descobrimos que Jaime Lannister tem certos lapsos. Num dado momento, Lannister diz a Brienne (que está apaixonada por ele) que não é o bom homem que ela acredita, porque “estrangulei meu primo com minhas próprias mãos”, apenas para satisfazer sua amada Cersei. O fato é que, embora Jaime efetivamente tenha matado Alton Lannister no sétimo episódio da segunda temporada, não recorda que o fez a golpes. Quem morreu estrangulado foi um dos guardas, mas não o primo.

16. Gendry se esquece de quem é

Embora pareça incrível, no episódio 8x5 ainda há mais. Quando Gendry, o amante de Arya Stark, lhe salienta sua nova posição como recém-nomeado (por Daenerys) Bastião das Tormentas, e que, portanto, já não é só “Gendry Rios”. Rios? Como alguns fãs observaram, o correto seria Gendry Mares, porque em cada região dos Sete Reinos se dá um sobrenome aos filhos bastardos, e ao filho bastardo de Robert Baratheon caberia o Reino das Tormentas, ou seja, Mares (já que Rios é associado ao Reino das Ilhas e Rios).

17. As loucas tranças de Daenerys

A Mãe dos Dragões cuida da sua aparência ao ostentar tranças elaboradas. Na oitava temporada, os cabeleireiros de Game of Thrones tiveram um sério problema com uns penteados impecáveis, mas que, poxa, mudavam continuamente na mesma sequência. Missandei volta!

O exemplo de que as tranças de Daenerys mudam em um segundo.
O exemplo de que as tranças de Daenerys mudam em um segundo.

18. Que cortem a cabeça… de Bush!

Entre todas as possíveis aparições de famosos (pois houve várias, do bisneto de Tolkien a cantores como Ed Sheeran e membros do Coldplay e Snow Patrol), o mais chamativo é um pelo qual os criadores da série precisaram se desculpar. Durante a primeira temporada, em uma violenta cena entre Joffrey e Sansa onde aparecem várias cabeças empaladas em lanças (entre elas a de Ned Stark), uma delas é a do ex-presidente George Bush. Os produtores argumentaram que haviam selecionado algumas próteses de forma aleatória no almoxarifado da HBO, por isso assumiram o erro e apagaram a polêmica cabeça decapitada no DVD.

Como reconheceram os criadores, a cabeça do ex-presidente Bush (à esquerda) foi parar sem querer num dos episódios.
Como reconheceram os criadores, a cabeça do ex-presidente Bush (à esquerda) foi parar sem querer num dos episódios.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_