Futebol

Iker Casillas é internado após sofrer um infarto

Goleiro do Porto, de 37 anos, encontra-se “bem, estável e com o problema resolvido”, informa o clube

Iker Casillas durante o treinamento desta quarta-feira, antes do infarto
Iker Casillas durante o treinamento desta quarta-feira, antes do infartooporto

Iker Casillas, goleiro do Porto, de 37 anos, foi internado com urgência no Hospital CUF Porto após sofrer um “infarto agudo de miocárdio” durante o treinamento desta quarta-feira, informou o clube português em um comunicado. O ex-goleiro do Real Madrid se encontra “bem, estável e com o problema resolvido”", segundo a nota. A sessão de treinamento foi interrompida no momento em que Casillas se sentiu mal, e ele foi hospitalizado imediatamente.

Um médico ouvido pela rede de televisão TVi24 afirmou que o jogador está bem, depois de ter sido submetido a um cateterismo cardíaco. Durante esse procedimento, comum em casos do tipo, foi colocado um stent, uma espécie de mola que expande o vaso sanguíneo obstruído e permite que a circulação flua normalmente. Por enquanto, o hospital da rede CUF não emitiu nenhum boletim médico.

Em março, Casillas renovou seu contrato com o Porto por mais uma temporada, com opção de outra. O goleiro espanhol chegou ao clube em 2015. É o menos vazado do campeonato português e nesta temporada tenta reeditar o título da Primeira Liga, que conquistou no ano passado, e ganhar a Taça de Portugal.

Mais informações

O tempo que demorou para que o jogador fosse atendido será determinante em sua carreira profissional. Segundo o cardiologista dos hospitais da Cruz Vermelha no Porto e em Lisboa, doutor Vasco Gama Ribeiro, Casillas poderá continuar jogando futebol se o tempo de obstrução da artéria foi inferior a 90 minutos. “Não tenho informações detalhadas de sua intervenção, só a de que foi um infarto agudo do miocárdio com um coágulo na artéria do coração”, conta ao EL PAÍS. “O tratamento consiste em retirar o coágulo e restabelecer a irrigação sanguínea o mais rápido possível.”

O cardiologista aconselha descansar até o final de temporada − faltam apenas cinco jogos −, mas é contundente ao afirmar que Casillas pode voltar a jogar futebol no mais alto nível, como até agora. “Tudo depende do tamanho do músculo afetado e do tempo em que a circulação sanguínea esteve parada. Justamente por ser um atleta de alto nível, seu músculo é mais forte, e se o problema foi tratado rapidamente, o coração não ficará com nenhuma lesão. O limite são os 90 minutos, como [a duração de] um jogo de futebol.”

“Quero ficar aqui até terminar minha carreira como jogador de futebol”, assinalou Casillas em março, ao renovar o contrato. “Quando cheguei aqui, muitos pensaram que seria para jogar um ano ou dois e me aposentar. O presidente quer que eu fique no Porto até os 40 anos, e a verdade é que estou contente. Só tenho palavras de agradecimento a este clube e à cidade”, acrescentou o goleiro.

As reações de apoio a Casillas foram imediatas através das redes sociais. Assim que a notícia foi divulgada, o tenista Rafael Nadal escreveu uma mensagem de apoio no Twitter: “Um abraço enorme a Iker Casillas neste momento. Força Iker”. Sergio Ramos, que jogou com Casillas no Real Madrid, publicou três emoticons de mãos juntas em oração. Em um comunicado, o Real Madrid manifestou “todo o apoio ao querido capitão”, acrescentando: “Ele nos ensinou a superar os desafios mais incríveis, [ensinou-nos] que se render não se encaixa em nossa filosofia de vida, e nos demonstrou inúmeras vezes que ser mais forte quanto mais duro for o desafio é o caminho para alcançar a vitória”.

Os grandes rivais do Porto de Casillas, Benfica e Sporting, também divulgaram declarações de encorajamento. Uma enxurrada de torcedores portugueses, independentemente de seus clubes favoritos, desejou, por meio das redes sociais, a rápida recuperação do goleiro. Incorporado há quatro temporadas ao futebol português, Casillas conquistou imediatamente o respeito de todos, tanto jogadores como diretores de clubes.

O Barcelona, horas antes de seu jogo pelas semifinais da Liga dos Campeões contra Liverpool, também enviou força ao ex-capitão do Real Madrid. “Muito ânimo, @IkerCasillas! Receba nossos melhores desejos de uma recuperação rápida e total”, publicou o clube em sua conta oficial no Twitter.

Debido a las excepcionales circunstancias, EL PAÍS está ofreciendo gratuitamente todos sus contenidos digitales. La información relativa al coronavirus seguirá en abierto mientras persista la gravedad de la crisis.

Decenas de periodistas trabajan sin descanso para llevarte la cobertura más rigurosa y cumplir con su misión de servicio público. Si quieres apoyar nuestro periodismo puedes hacerlo aquí por 1 euro el primer mes (a partir de junio 10 euros). Suscríbete a los hechos.

Suscríbete