_
_
_
_
_

Iker Casillas é internado após sofrer um infarto

Goleiro do Porto, de 37 anos, encontra-se “bem, estável e com o problema resolvido”, informa o clube

Iker Casillas durante o treinamento desta quarta-feira, antes do infarto
Iker Casillas durante o treinamento desta quarta-feira, antes do infartooporto

Iker Casillas, goleiro do Porto, de 37 anos, foi internado com urgência no Hospital CUF Porto após sofrer um “infarto agudo de miocárdio” durante o treinamento desta quarta-feira, informou o clube português em um comunicado. O ex-goleiro do Real Madrid se encontra “bem, estável e com o problema resolvido”", segundo a nota. A sessão de treinamento foi interrompida no momento em que Casillas se sentiu mal, e ele foi hospitalizado imediatamente.

Um médico ouvido pela rede de televisão TVi24 afirmou que o jogador está bem, depois de ter sido submetido a um cateterismo cardíaco. Durante esse procedimento, comum em casos do tipo, foi colocado um stent, uma espécie de mola que expande o vaso sanguíneo obstruído e permite que a circulação flua normalmente. Por enquanto, o hospital da rede CUF não emitiu nenhum boletim médico.

Em março, Casillas renovou seu contrato com o Porto por mais uma temporada, com opção de outra. O goleiro espanhol chegou ao clube em 2015. É o menos vazado do campeonato português e nesta temporada tenta reeditar o título da Primeira Liga, que conquistou no ano passado, e ganhar a Taça de Portugal.

Mais informações
Goleiro Casillas encerra um ciclo de 25 anos de glória no Real Madrid

O tempo que demorou para que o jogador fosse atendido será determinante em sua carreira profissional. Segundo o cardiologista dos hospitais da Cruz Vermelha no Porto e em Lisboa, doutor Vasco Gama Ribeiro, Casillas poderá continuar jogando futebol se o tempo de obstrução da artéria foi inferior a 90 minutos. “Não tenho informações detalhadas de sua intervenção, só a de que foi um infarto agudo do miocárdio com um coágulo na artéria do coração”, conta ao EL PAÍS. “O tratamento consiste em retirar o coágulo e restabelecer a irrigação sanguínea o mais rápido possível.”

O cardiologista aconselha descansar até o final de temporada − faltam apenas cinco jogos −, mas é contundente ao afirmar que Casillas pode voltar a jogar futebol no mais alto nível, como até agora. “Tudo depende do tamanho do músculo afetado e do tempo em que a circulação sanguínea esteve parada. Justamente por ser um atleta de alto nível, seu músculo é mais forte, e se o problema foi tratado rapidamente, o coração não ficará com nenhuma lesão. O limite são os 90 minutos, como [a duração de] um jogo de futebol.”

“Quero ficar aqui até terminar minha carreira como jogador de futebol”, assinalou Casillas em março, ao renovar o contrato. “Quando cheguei aqui, muitos pensaram que seria para jogar um ano ou dois e me aposentar. O presidente quer que eu fique no Porto até os 40 anos, e a verdade é que estou contente. Só tenho palavras de agradecimento a este clube e à cidade”, acrescentou o goleiro.

As reações de apoio a Casillas foram imediatas através das redes sociais. Assim que a notícia foi divulgada, o tenista Rafael Nadal escreveu uma mensagem de apoio no Twitter: “Um abraço enorme a Iker Casillas neste momento. Força Iker”. Sergio Ramos, que jogou com Casillas no Real Madrid, publicou três emoticons de mãos juntas em oração. Em um comunicado, o Real Madrid manifestou “todo o apoio ao querido capitão”, acrescentando: “Ele nos ensinou a superar os desafios mais incríveis, [ensinou-nos] que se render não se encaixa em nossa filosofia de vida, e nos demonstrou inúmeras vezes que ser mais forte quanto mais duro for o desafio é o caminho para alcançar a vitória”.

Os grandes rivais do Porto de Casillas, Benfica e Sporting, também divulgaram declarações de encorajamento. Uma enxurrada de torcedores portugueses, independentemente de seus clubes favoritos, desejou, por meio das redes sociais, a rápida recuperação do goleiro. Incorporado há quatro temporadas ao futebol português, Casillas conquistou imediatamente o respeito de todos, tanto jogadores como diretores de clubes.

O Barcelona, horas antes de seu jogo pelas semifinais da Liga dos Campeões contra Liverpool, também enviou força ao ex-capitão do Real Madrid. “Muito ânimo, @IkerCasillas! Receba nossos melhores desejos de uma recuperação rápida e total”, publicou o clube em sua conta oficial no Twitter.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_