_
_
_
_
_

Manifestantes desafiam generais e exigem um Governo civil no Sudão

Militares afirmam que não vão extraditar o ex-presidente deposto Al-Bashir, acusado de crimes de guerra e contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional

José Naranjo
O ex-presidente sudanês Omar Al-Bashir.
O ex-presidente sudanês Omar Al-Bashir.ASHRAF SHAZLY (AFP)

Os protestos continuam no Sudão, agora dirigidos contra os generais. A tomada do poder pelos militares por um período de dois anos, depois da detenção de Omar Al-Bashir nesta quinta-feira, revoltou a imensa maioria dos manifestantes que ocupam há seis dias as proximidades do quartel-general do Exército na capital, Cartum. Nesta sexta-feira, depois de violar o toque de recolher imposto pelo novo regime militar, dezenas de milhares de pessoas participaram de uma oração coletiva pelos “mártires da revolução” e entoaram cânticos contra a junta militar. Eles exigem a formação de um Governo civil de transição para a democracia.

Mais informações
Forças Armadas tomam o poder no Sudão

Em um comunicado, a Associação de Profissionais Sudaneses, o grupo que deu início às manifestações − que começaram em dezembro, em protesto contra o aumento do preço do pão, e depois incluíram reivindicações políticas −, qualificou os generais que tomaram o poder como “os novos golpistas do antigo regime” e manifestou sua profunda rejeição à junta militar. As novas autoridades, por sua vez, tentam acalmar os ânimos da população. O chefe político da junta, general Omar Azin al Abidin, disse nesta sexta-feira aos meios de comunicação que os militares não querem se “aferrar ao poder” e prometeu que haverá “um Governo civil” daqui a dois anos.

“Juro que não os trairemos, estamos aqui por vocês, mas é preciso limitar o caos”, advertiu Al Abidin aos manifestantes em suas primeiras declarações à imprensa. Além disso, pediu que as diferentes forças políticas cheguem a um acordo para a formação de um novo Governo nesses dois anos. “Não ficaremos nem um dia a mais no poder”, insistiu. Em relação a esse futuro Executivo, Al Abidin impôs duas condições: o ministro da Defesa deve ser um general das Forças Armadas e caberá ao Exército nomear o titular do Interior.

Por outro lado, os militares rejeitaram a possibilidade de que Al-Bashir seja “entregue ao exterior”. O ex-presidente sudanês, que permanece sob custódia em sua residência, é acusado de crimes de guerra e contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) desde 2008 por sua responsabilidade no assassinato de centenas de milhares de pessoas na região de Darfur. Existe uma internacional de prisão contra Al-Bashir desde 2009. A União Europeia pediu que o ditador seja entregue ao TPI. O general Al Abidin afirmou que Al Bashir poderá ser julgado, mas apenas no Sudão, “caso sejam provadas as acusações contra ele”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_