_
_
_
_
_

Senado derruba declaração de emergência de Trump e o desafia a usar poder de veto

Presidente anuncia que usará pela primeira vez seu direito de boicotar a legislação do Congresso

Pablo Guimón
O presidente Donald Trump.
O presidente Donald Trump.JIM YOUNG (REUTERS)

O Senado dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira uma proposta para acabar com a controvertida declaração de emergência nacional na fronteira sul, levada a cabo por Donald Trump em 15 de fevereiro para poder construir seu muro na divisa com o México, que o Congresso se recusa a financiar. A votação esmagadora da Câmara Alta, de maioria republicana, é um verdadeiro desafio ao presidente, que anunciou na manhã de quinta-feira que está disposto a exercer seu direito de veto para levar adiante sua polêmica medida. Seria a primeira vez que Trump usa essa competência, um recurso excepcional no processo legislativo, corrigindo os legisladores de seu próprio partido.

Mais informações
Trump prepara outra batalha no Congresso pelo muro na fronteira
Déficit comercial e migração põem em xeque a estratégia de Trump

Doze senadores republicanos, muitos mais do que os previstos (falava-se de meia-dúzia) e necessários numa câmara em que o partido ocupa 53 das 100 cadeiras, decidiram desobedecer ao presidente e apoiar a medida aprovada em fevereiro pela Câmara dos Representantes, de maioria democrata, para tentar derrubar a mais do que questionável emergência nacional (que também está sendo combatida, em paralelo, perante os tribunais). Os republicanos rebeldes temem que a declaração de emergência de Trump estabeleça um perigoso precedente ao qual poderiam recorrer futuros presidentes democratas, em questões como a mudança climática, para burlar a divisão de poderes, princípio que leva a Constituição a entregar ao Poder Legislativo a competência de aprovar as despesas. Mas se Trump confirmar suas intenções, a rejeição da declaração de emergência dificilmente adquiriria a condição de lei, uma vez que uma maioria de dois terços no Congresso (oito senadores rebeldes mais) é necessária para derrubar um veto presidencial.

“VETO!”, tuitou o presidente Trump, de forma breve, mas clara, minutos depois do resultado da votação ter sido divulgado. “Estou ansioso para VETAR a recém-aprovada resolução inspirada pelos democratas que ABRIRIA as fronteiras e aumentaria o crime, as drogas e o mercado negro no nosso país. Agradeço a todos os republicanos fortes que votaram pelo apoio à segurança das fronteiras e do MURO que necessitamos desesperadamente!”, acrescentou, em outro tuíte, meia hora depois. Trump vinha ameaçando exercer seu direito de veto desde quarta-feira.

Ainda que o Congresso não consiga revogar a declaração de emergência se o presidente recorrer ao veto, o voto do Senado, pouco propenso até agora a contrariar o presidente, é um embaraçoso revés para Trump infligido por suas próprias fileiras republicanas. Representa uma rebelião sem precedentes em seus dois anos de mandato que acontece, ademais, um dia depois de que o mesmo Senado votou, contra os desejos do presidente, para acabar com o apoio dos EUA à guerra da Arábia Saudita, no Iêmen.

Em uma última tentativa desesperada de resolver a situação, três influentes senadores republicanos interromperam o jantar do presidente e da primeira-dama na Casa Branca na noite de quarta-feira. Eles tentaram, sem sucesso, encontrar uma maneira de responder às preocupações dos senadores rebeldes, confrontados a decidir entre apoiar o presidente ou impedir uma flagrante extralimitação do Poder Executivo. Propuseram promover uma legislação paralela que limitasse os poderes presidenciais para declarar emergências no futuro, mas não convenceram o presidente.

O que está em jogo são bilhões de dólares que Trump reclama para construir o muro na fronteira com o México, que talvez seja sua principal promessa eleitoral. O Congresso, dada a nova maioria democrata na Câmara Baixa, se recusou a aprovar esse gasto para uma medida que considera ineficiente, se não diretamente “imoral”, como descreveu a presidenta da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi. O desacordo levou a um fechamento parcial da Administração, durante 35 dias, o mais longo da história do país, que terminou em janeiro quando Trump recuou. Mas em 15 de fevereiro o presidente assinou uma declaração de emergência nacional, que lhe permitiria desviar dinheiro de outros programas federais sem o consentimento do Congresso, para levantar o muro que diz ser necessário para deter um suposto fluxo descontrolado de imigrantes ilegais, drogas e criminosos.

Os dados não corroboram a posição do presidente: o número de imigrantes ilegais detidos na fronteira é o menor em quatro décadas e a imensa maioria da droga entra no país escondida pelos postos de fronteira ou mediante outros mecanismos, como túneis escavados sob a fronteira, que o muro de Trump não impediria. Mas a mudança no perfil típico dos imigrantes que atravessam a fronteira, que passou de indivíduos sozinhos vindos do México para famílias inteiras de origem centro-americana que pedem asilo, causou a saturação de alguns centros de detenção na fronteira, para a qual contribuíram algumas políticas da Administração Trump que complicam os pedidos de asilo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_