_
_
_
_

Vídeos mostram momento do rompimento da barragem de Brumadinho

Imagens do circuito interno, obtidas pela Band e pela Globo, retratam o instante que a lama toma a área em que estavam os trabalhadores

Mais informações
“A Vale prefere investir nos melhores advogados a pagar a conta do desastre”
Vale faz doações às famílias, que cobram: “Não quero dinheiro. Quero meu irmão de volta”

Dois vídeos obtidos pela rede de TV Bandeirantes e pela Rede Globo mostram o momento em que rompe a barragem da mineradora Vale em Brumadinho, Minas Gerais, no início da tarde da última sexta-feira (25).  Já foram encontrados os corpos de 110 pessoas que morreram, mas as buscas continuam por 238 pessoas que ainda estão desaparecidas, de acordo com o último balanço divulgado pelas autoridades brasileiras na noite da última quinta-feira.

As imagens reveladas pela Band mostram que, no momento em que a lama de rejeitos de minério começa a sair da barragem da Brumadinho, atingindo trabalhadores da empresa ainda estavam no local. Pessoas que dirigiam automóveis na área tentaram deixar o lugar nos veículos, mas foram atingidas pelo mar de lama. Os rejeitos, muito espessos, se moviam muito rapidamente. Um trem usado para mover o minério também é visto ao fundo, em movimento.

Já o vídeo divulgado pela Globo, obtido a partir das câmeras de circuito interno da Vale, mostram uma avalanche de lama que toma conta da Mina do Feijão. É possível ver um grupo de funcionários da mineradora tentando correr, mas são engolidos pela lama. As imagens rapidamente viralizaram nas redes sociais.

O presidente da companhia, Fabio Schvartsman, admitiu nesta quinta-feira que as sirenes, que deveriam alertar às pessoas da área sobre qualquer problema com a estrutura, não funcionou. Segundo ele, elas foram "engolfadas" pela lama.

As causas do rompimento da barragem 1 da Mina do Feijão ainda não foram esclarecidas. Um inquérito policial para investigar o caso foi aberto e cinco pessoas, entre executivos da Vale e engenheiros terceirizados que atestaram a estabilidade da construção, foram presos preventivamente.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_