Espanha e Reino Unido chegam a acordo preliminar sobre Gibraltar
O pacto é independente do pacto geral do Brexit, quanto ao qual o Governo espanhol ainda faz objeções
Em meio à incerteza sobre o futuro do Brexit, a Espanha e o Reino Unido conseguiram concluir um pré-acordo bilateral sobre Gibraltar. Os dois Governos fecharam provisoriamente o pacote que regerá a relação entre a Espanha e a colônia britânica quando esta sair da União Europeia, juntamente com o Reino Unido. Trata-se de um conjunto de quatro memorandos de entendimento e um tratado fiscal, afirmou o ministro-chefe de Gibraltar, Fabian Picardo. A informação foi confirmada ao EL PAÍS por fontes governamentais espanholas.
Os memorandos abordam as quatro áreas mais sensíveis entre a Espanha e o penhasco britânico. Uma das mais problemáticas foi o tabaco. Pelo texto acertado, as autoridades gibraltarinas deverão se comprometer a aumentar o preço do produto, para que não seja tão atraente contrabandeá-lo para a Espanha. Outro documento crucial, mas menos conflitivo, refere-se aos trabalhadores transfronteiriços (cerca de 10.000 espanhóis cruzam diariamente a fronteira para trabalhar em Gibraltar). O terceiro reúne compromissos ambientais (a Espanha se queixa de que Gibraltar faz despejos ilegais, entre outras irregularidades) e o quarto se refere à cooperação policial e aduaneira. O documento que talvez seja o mais importante de todos, formulado como tratado, é sobre a questão tributária. Gibraltar assume alguns compromissos para reduzir a concorrência fiscal que a colônia britânica faz com a Espanha. Muitas empresas com atividades na Espanha estão instaladas em Gibraltar para se beneficiar da baixa tributação da colônia.
Picardo, que voltou de Madri para o enclave britânico na manhã de hoje, afirmou que os trabalhos já foram concluídos, restando apenas “pequenos esclarecimentos pendentes”, segundo um comunicado. O ministro-chefe apresentará o acordo preliminar às instituições gibraltarinas nesta quinta-feira. As autoridades espanholas também sugerem que os cinco textos atendem a maioria de suas reivindicações neste processo, devendo ajudar para que, com a saída de Gibraltar da União Europeia, a relação com a Espanha seja mais equilibrada.
Esta via de negociação é paralela ao acordo geral do Brexit. A Espanha mantém fortes objeções quanto à solução que o acordo do Brexit dá em relação ao futuro de Gibraltar. Apesar dessa incerteza quanto ao acerto geral, os Governos espanhol e britânico preferiram concluir esta fase bilateral para deixar o caminho livre para um entendimento amplo caso seja levado a cabo o acordo final para a saída do Reino Unido da UE.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
Arquivado Em
- Governo de Espanha
- Referendo
- Europa Ocidental
- Eleições
- União Europeia
- Ideologias
- Governo
- Europa
- Organizações internacionais
- Brexit
- Administração Estado
- Relações exteriores
- Política
- Administração pública
- Pedro Sánchez
- Fabian Picardo
- Gibraltar
- Referendos UE
- Euroceticismo
- Presidência Governo Espanha
- Eleições europeias
- Unión política europea
- Reino Unido