_
_
_
_
_

Morre Otavio Frias Filho, publisher que liderou a modernização da Folha

Jornalista, que tinha 61 anos, era diretor desde 1984 da publicação de maior circulação no país e tida como a mais influente

O diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho.
O diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho.Raquel Cunha (Folhapress)

Otavio Frias Filho, publisher que liderou a modernização do jornal de sua família, a Folha de S.Paulo, a partir dos anos 80, e imprimiu influência marcante nas transformações do jornalismo brasileiro desde então, morreu nesta terça-feira, 21, em São Paulo, aos 61 anos. Frias Filho lutava contra um câncer de pâncreas.

Formado em direito pela USP, o jornalista assumiu o comando da direção do jornal a partir de 1984, cargo que jamais deixaria de ocupar. O filho mais velho do então dono do grupo de mídia, Octavio Frias de Oliveira (1912-2007), frequentava o jornal desde a década anterior, mas foi a partir daí que implementou mudanças editoriais e gráficas que reformularam a Folha —do texto direto, herdeiro das agências de notícias, à conduta dos jornalistas, incluindo a obrigatoriedade de ouvir acusados em reportagens, e à criação de uma seção própria para admitir as falhas, o “Erramos”. Eram, então, os últimos momentos da ditadura militar e as mudanças, que traziam novas vozes para o jornal e sofreram resistência inicial na redação, visavam tentar deixar para trás o modelo de um negócio que, no Brasil, segue sendo essencialmente familiar e concentrado em poucas mãos. As metas, escritas num manual público de conduta, seria fazer um "jornalismo crítico, pluralista, apartidário”.

Mais informações
“Cobrir polícia me mostrou a engrenagem da sociedade”
A árdua missão de ser mulher e repórter em uma Copa do Mundo

Por anos, Frias Filho e seus editores recrutaram egressos de universidades de jornalismo e integrantes da elite brasileira (inclusive de fora da categoria, à revelia das regras vigentes então), para mudar o jornal e levá-lo ao posto de mais vendido e influente do Brasil. Entre as inovações da Folha, está a introdução do cargo de ombudsman —ouvidor dos leitores—, que marcaria o debate e as reflexões na mídia local. Os anos 90 foram de expansão dos negócios e do leitorado - o jornal chegou a vender um milhão de cópias. A partir do anos 2000, e com os desafios impostos pela Internet, o jornal, parte de um grupo de mídia que também inclui o portal UOL, atravessou crises cíclicas, com a redução do número de jornalistas, de correspondentes no exterior e de recursos. A Folha tem, nos dados divulgados em novembro de 2017, circulação de quase 300.000 exemplares (assinaturas digitais e jornal impresso).

O jornal, sob o comando total de Otavio Frias Filho após a morte do pai, em 2007, era acusado no últimos anos por supostamente se alinhar à oposição aos Governos do PT, a partir de 2003. Foi algo que a direção sempre rechaçou. A favor da publicação, contam as revelações jornalísticas - furos de reportagem, no jargão da profissão - que incomodaram tanto o Planalto de Fernando Henrique Cardoso como de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Em anos recentes, outra controvérsia de monta foi provocada por um editorial de 2009, no qual a Folha classificou de “ditabranda” o regime militar brasileiro, em comparação às ditaduras vizinhas. O texto provocou inúmeros protestos, tido com uma relativização dos crimes e violações de direitos humanos do período. Foi considerado um editorial emblemático, ainda mais vindo de um jornal que, no passado, havia apoiado, como outros veículos, a ditadura, mas cuja inflexão a partir da campanha das Diretas Já, em 1983,havia sido decisiva.

Otavio Frias Filho teve, ao longo do tempo, diferentes tipos de incursão nas páginas do jornal —de textos de opinião, a ensaios e entrevistas. Também escreveu teatro e crítica. Mantinha uma coluna mensal no caderno Ilustríssima, que circula aos domingos no jornal. Entre os livros que publicou, está Queda livre (2002), em que o jornalista faz "investigações participativas” em temas que vão da peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela a vivências em casas de swing e sadomasoquismo.

Frias Filho deixa a mulher, Fernanda Diamand, duas filhas, Miranda e Emilia, e os irmãos Maria Helena, médica, Luiz, presidente do Grupo Folha, e Maria Cristina, editora da coluna Mercado Aberto, da Folha.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_