Nomes bizarros e santinhos esdrúxulos: República dos Memes entra em temporada eleitoral
No Brasil, a festa da democracia também é sinônimo de excesso de photoshop e lemas de campanha sem sentido

Esqueça marqueteiros milionários, design gráfico premiado ou coerência de ideias. O que a República dos Memes do Brasil (esta instituição sagrada tupiniquim) realmente gosta são as propagandas eleitorais de raiz, com fotos retocadas em excesso, nomes de urna esquisitos, vídeos esdrúxulos e tudo o que faz a festa da democracia (ou show de horror?) valer a pena. Separamos alguns exemplos das pérolas que o eleitor irá encontrar este ano.
Antes de mais nada, SEXTOU! O candidato do MDB à presidência, Henrique Meirelles, mostrou nas redes sociais que ele também curte sextar, é chegado numa baladinha, é da night e ainda está esperando seu convite. Chama o hômi pra dançar.
#sextou ! #ChamaOMeirelles pic.twitter.com/vvR3G7dppt
— Henrique Meirelles (@meirelles) August 10, 2018
Mas claro, as redes sociais não perdoaram o espírito jovial do candidato emedebista e sua tentativa de dialogar com as novas gerações.
Fluminense hoje contra o Inter tá mais perdido que o Henrique Meirelles tentando posar de jovem e descolado nas redes sociais
— Яapнaэl Saиtos (@_RaphaelSantos_) August 14, 2018
Candidato jovem, da garotada, antenado. Pensou antenado, vc pensa logo no Meirelles. Henrique Meirelles >>>>> Bruno de Lucca
— Eduardo Sá Carneiro (@EduardoSC4R) August 12, 2018
A vice da chapa de Ciro Gomes (PDT), Kátia Abreu (PDT), foi acusada nas redes sociais de forçar a mão na edição de sua foto de campanha. Ela, que já havia recebido o prêmio "motosserra de ouro" em 2014 quando era ministra da Agricultura de Dilma Rousseff, agora é forte candidata ao "retoque dourado".
Ciro Gome e Kátia Abreu pic.twitter.com/9Yl6QgS1eH
— Kátia Abreu (@KatiaAbreu) August 13, 2018
Mas se enganou, caro leitor, quem achou que Abreu ia ficar por baixo ao ser provocada na Internet. A candidata aproveitou a brecha e surfou na onda dos memes e contra-memes como "nunca d'antes na história" da política brasileira.
CIRO ABREU E KÁTIA GOMES Kkkk o povo é demais. Kkk pic.twitter.com/v8MDbEkUsQ
— Kátia Abreu (@KatiaAbreu) August 14, 2018
Acho que fui longe demais. Kkk pic.twitter.com/dn4GqW8YEd
— Kátia Abreu (@KatiaAbreu) August 14, 2018
Slogan de campanha é coisa séria (ou não). A ex-jornalista Joice Hasselmann, responsável pela pouco aclamada série de youtube Pensando Juntos, vai disputar uma vaga de deputada federal pelo PSL, partido do ex-capitão do exército Jair Bolsonaro. Em seu santinho virtual ela adotou um slogan pouco ortodoxo, brincando com o "Melhor Jair se acostumando", usado pelos seguidores do Bolsonaro. O lema rapidamente virou piada nas redes.
Pense em um slogan mais horrível que "é melhor Jair Joiçando" e falhe miseravelmente pic.twitter.com/iqeabKWXQj
— Felippe Hermes (@Felippe_Hermes) August 16, 2018
Nem o número escolhido pela candidata passou batido pelo amigo internauta, que fez uma ligação entra o 1.771 e o 171, artigo do código penal referente ao crime de estelionato. Como se não bastasse, também brincaram com o suposto plágio de seu slogan, inspirado no de Bolsonaro. Quando atuava como jornalista Hasselmann chegou a ser punida pelo Comitê de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná por ter plagiado mais de 50 reportagens em seu blog.
É muita vergonha alheia... joiçando 🤦🏽♂️ e o número é em homenagem ao 171
— prostituto na espania (@hmscorp1on) August 17, 2018
Que tal gravar sua propaganda eleitoral no meio de uma plantação de maconha? Foi o que fez o candidato a deputado estadual pelo PSOL André Barros. "Confirma e aperta o verde", diz o advogado. Captou?
Baseado em que você escolhe seus candidatos?
— Memes da Eleição (@memesdaeleicao) August 17, 2018
Esse aí é um candidato de ponta! pic.twitter.com/eqzgiaB93x
O presidenciável Álvaro Dias foi comparado ao Coringa, vilão do Batman, e se disse honrado por ser um "coringa do bem". Coringa do bem é como boleto legal de pagar, ninguém nunca viu.
E mais bom humor dos internautas. O candidato Alvaro Dias virou o coringa do Batman! Divertido e criativo. Uma honra ser o coringa do bem na luta contra a corrupção e os privilégios. Valeu internautas!! #ADComunicação #AlvaroDias pic.twitter.com/1lR7HeXOjp
— Alvaro Dias (@alvarodias_) August 11, 2018
KKKK. Que divertido! O nível está tão baixo, tanto preconceito e obscurantismo , que só rindo. Sou + o Coringa do Jack Nicholson!! Alô Batman, o Álvaro Dias quer destruir as conquistas sociais!! E vender a Petrobras para o Coringa! pic.twitter.com/M6xp2NO9TU
— Carlos Minc (@minc_rj) August 11, 2018
Ah, os nomes de urna... O importante é que seu candidato esteja "Alceu Dispor 24h". Senão nem vale a pena votar nele.
Chegou a época da gente rir, se assustar e começar a se questionar como que brotam seres com nomes tão exóticos em tempos de eleições.
— Beatle John (@BeatleJohn_) August 16, 2018
Sim, todos existem. pic.twitter.com/TcTzZufGZk
O clima do país é de polarização, mas é importante respeitar a opinião alheia e não perder a calma com os amigos e familiares. Depois da meia marguerita meia calabresa, surge o meio Lula meio Bolsonaro.
É a festa da democracia. pic.twitter.com/1CVvRbzX8v
— Fernando D. (@gigoladuarte) August 16, 2018